Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 1 de Abril de 2009 | Horário: 11:35
Compartilhe:

Futebol é o tema da programação de abril no CCJ Ruth Cardoso

A partir desta quarta-feira (1º/04) e durante este mês de abril, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso tem uma programação especial sobre futebol, com mostra de cinema, encontro com o ex-jogador Raí e visita ao Museu do Futebol.
No mês de abril o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) tem uma programação especial que faz referência à paixão nacional, o futebol. Uma mostra de cinema, encontro com craque e visita monitorada explorarão o tema.

No anfiteatro, a partir desta terça-feira (1º/04), entra em cartaz a mostra "O pior cego é o que só vê a bola". Esse título faz referência a uma célebre frase do dramaturgo Nelson Rodrigues, fanático declarado por futebol. A programação conta com filmes brasileiros, alemães e ingleses que retratam o esporte por meio da comédia e do drama, abordando temas que vão além dos estádios, como a política, a sociedade e a educação.

Produzido em 2005, o longa Hooligans, de Masayuki Suo, mostra o universo dos torcedores conhecidos pela brutalidade de seus atos em partidas pela Europa, especialmente na Inglaterra, onde ocorreu o primeiro confronto comandado pelo grupo.

Recentemente lançado, o filme nacional Linha de passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, narra o cotidiano de uma empregada doméstica grávida, mãe de quatro crianças abandonadas pelos respectivos pais, que mora na periferia. Entre religião, dificuldades financeiras, sonhos e improvisos para sobreviver na capital paulista, o futebol entra em cena como uma paixão que pode também ser sinônimo de superação. Por sua interpretação como a matriarca dessa família sofrida, mas unida, Sandra Corveloni foi escolhida a melhor atriz do Festival de Cannes 2008.

Misturando romance e comédia, o longa O casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto, conta a história de um casal de torcedores de times rivais - Corinthians e Palmeiras - que se apaixonam e têm de lidar com as diferenças para ficar juntos. O filme traz Luana Piovanni e Marco Ricca nos papéis centrais.

Completam a programação uma visita monitorada, dia 18, às 9h, ao Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu; uma palestra, dia 19, às 16h, com o autor, músico e compositor José Miguel Wisnik para uma análise sobre o jogo da bola e sua evolução ao longo das décadas; e um encontro, dia 23, às 15h, com o ex-jogador Raí, dono da camisa 10 do São Paulo Futebol Clube por cerca de dez anos e atual diretor, juntamente com o ex-companheiro de time Leonardo, da entidade filantrópica para crianças e adolescentes, Fundação Gol de Letra.


Programação completa

Mostra de cinema - O pior cego é o que só vê a bola
Anfiteatro, de 1º a 30/4ª e 5ª/20h

Penalidade Máxima
(Inglaterra, 2001, 99 min). Direção: Barry Skolnick. Com Vinnie Jones, David Kelly e outros. Dia 1º

A Copa
(Butão, 1999, 94 min). Direção: Khyentse Norbu. Com Jamyang Lodro, Orgyen Tobgyal e outros. Dia 2

Driblando o Destino
(Inglaterra, 2002, 112 min). Direção: Gurinder Chadha. Com Jonathan Rhys-Meyers, Parminder K. Nagra e outros. Dia 8

O Casamento de Romeu e Julieta
(Brasil, 2004, 93 min). Direção: Bruno Barreto. Com Luana Piovanni, Marco Ricca, Luiz Gustavo e outros. Dia 9

Hooligans
(Inglaterra, 2005, 109 min). Direção: Masayuki Suo. Com Elijah Wood, Claire Forlani e outros. Dia 15

Linha de Passe
(Brasil, 2008, 108 min). Direção: Walter Salles e Daniela Thomas. Com Vinícius de Oliveira, João Baldasserini, Sandra Corveloni e outros. Dia 16

O Milagre de Berna
(Alemanha, 2003, 118 min). Direção: Sönke Wortmann. Com Louis Klamroth, Peter Lohmeyer e outros. Dia 22

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
(Brasil, 2006, 110 min). Direção: Cao Hamburger. Com Michel Joelsas, Simone Spoladore, Paulo Autran e outros. Dia 29

Futebol - O Jogador
(Brasil, 1998, 86 min). Direção: João Moreira Salles e Arthur Fontes. Dia 30


collections
Galeria de imagens