Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 14 de Abril de 2009 | Horário: 19:45
Compartilhe:

Planetário do Ibirapuera intensifica atividades no Ano da Astronomia

Fundado em 1957, o Planetário recebeu no ano passado aproximadamente 160 mil pessoas em visitas monitoradas para as sessões durante a semana. Com as comemorações do Ano Internacional da Astronomia, as atividades do planetário e da escola foram ampliadas.
Os 509 anos da chegada dos portugueses ao nosso território serão lembrados com o olhar voltado ao céu. A palestra “Astronomia e o Descobrimento do Brasil”, a partir das 20h do dia 23 de abril, fará um relato histórico da astronomia e dos instrumentos náuticos usados na época dos descobrimentos que serviram para a determinação da posição no mar, com auxílio de observações astronômicas.

A palestra abordará ainda o calendário e o céu no dia 22 de abril de 1500, a carta de Mestre João e a primeira observação astronômica feita por europeus no território brasileiro. O evento será realizado na sala de projeções do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, e gratuito - basta retirar os ingressos na bilheteria a partir das 19h. A sala tem capacidade para 290 lugares.

Fundado em 1957, o Planetário recebeu no ano passado aproximadamente 160 mil pessoas em visitas monitoradas para as sessões durante a semana. Com as comemorações do Ano Internacional da Astronomia, as atividades do planetário e da escola foram ampliadas. Toda última quinta-feira de cada mês existe uma programação especial, além dos banhos de lua e dos saraus astronômicos que ocorrem no Planetário e no Centro Cultural São Paulo.

Neste ano, a Escola Municipal de Astrofísica e o Planetário esperam receber mais visitas em suas programações e interessados em seus cursos. "Esperamos levar a Astronomia a cerca de um milhão de novos observadores, dar a oportunidade para as pessoas conhecerem a Escola e o Planetário e se interessarem por uma nova ciência", conta o assistente especial dos planetários de São Paulo, Walmir Cardoso.

São oferecidas três sessões de projeção: desvendando o sistema solar, as estações do ano e o Sol. “Uma Aventura pelo Sistema Solar” é uma sessão infantil em que as crianças são guiadas por Marquinhos, Silvinha e um computador sabido numa viagem interplanetária, na qual é possível conhecer os principais astros do sistema solar.

Na sessão “Estações do Ano”, o Sol nos conduz pelo espaço e pelo tempo, demonstrando o movimento da Terra em torno de seu eixo. O público é levado a um passeio atravessando os trópicos e a Europa, alcançando um dos lugares mais significativos da Antigüidade: Stonehenge. Na volta, o roteiro segue pela Amazônia, onde povos de diversas nações também deixaram marcas do seu conhecimento sobre os movimentos do Sol e da Lua. “Por dentro do Sol” vai até o centro do Sol, mostrando a simplicidade do céu azul e do complexo processo de produção de elementos químicos no interior das estrelas.

Nesta sexta-feira, dia 17, será realizada mais uma edição do Sarau Astronômico. A atividade, promovida em parceria pela Escola Municipal de Astrofísica e pela Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo, convida o público a observar o céu noturno através de telescópios, ao mesmo tempo que acontecem apresentações artísticas como performances musicais, dança e leitura de poemas. Há também narração de mitos e curiosidades astronômicas. O evento começa às 20h e contará com apresentação do grupo Slim Rimografia, formado por Thiago Beat Box e Filiph Neo, que chama a atenção para o fortalecimento da cultura e identidade nacionais por meio do Rap. O sarau ocorre no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, 1.000, e é gratuito.

collections
Galeria de imagens