Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 16 de Abril de 2009 | Horário: 10:31
Compartilhe:

Aluno dá exemplo de cuidado com o meio ambiente

Henrique Luiz Ferreira, com 13 anos e aluno da Emef Carlos Augusto de Queiroz Rocha, participou de encontros que o levaram à III Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 8 de abril, em Brasília.
A preocupação ambiental tornou-se uma constante nos dias de hoje. Da mesma forma, iniciativas de conscientização sobre a preservação da natureza são cada vez mais abrangentes - inclusive entre as crianças. Afinal, quem disse que é preciso ser adulto para ter responsabilidade de gente grande?

É o que mostra Henrique Luiz Ferreira, aluno da EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha, localizada na Zona Sul da capital. Aos 13 anos, Henrique é um multiplicador de ações e idéias sustentáveis, tanto na escola quanto na comunidade.

"Estudo aqui desde a primeira série e sempre participei de atividades para melhorar a qualidade da vida no nosso planeta", diz o estudante. "Esse é um problema que está acontecendo hoje. Como o ambiente vai viver se não cuidarmos dele?"

Henrique foi um dos primeiros alunos a participar, no ano passado, da Conexão Meio Ambiente (CMA), projeto que promove discussões entre os estudantes para intensificar atividades de preservação da natureza, incluindo o uso consciente dos recursos naturais e coleta seletiva.

Ele participou também de dois encontros realizados entre comunidade, professores, pais e alunos para debater problemas da região a serem trabalhados em 2009. "Escolhemos o melhor para todos nós. Depois disso, começamos a 'caçar os fantasmas' do meio ambiente aqui na região", conta Henrique.

Coletivamente, eles fixaram metas, fizeram planejamento, pensaram em ações que poderiam ser feitas na comunidade e por todos os que vivem nas proximidades da escola. Tudo no papel, o projeto foi encaminhado para a Comissão Organizadora Estadual da Conferência Estadual Infanto-Juvenil do Meio Ambiente e escolhido para representar a cidade de São Paulo no evento de dezembro de 2008, que reuniu 280 delegados regionais de 11 a 14 anos de idade representantes das escolas onde estudam.

"Os meus colegas me escolheram como porta-voz da nossa idéia e aí eu fui para Águas de Lindóia apresentar o projeto. De lá, apenas 27 alunos foram eleitos para representar o estado de São Paulo no encontro nacional", conta Henrique.

Orgulhoso do trabalho de sua escola, ele conta que a emoção de participar da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 8 deste mês em Brasília, foi muito boa e a troca de experiências com jovens de todo o País importante.

"Gostei demais de ver que muitas pessoas novas querem cuidar do meio ambiente. Participamos de brincadeiras, oficinas e atividades de conscientização superinteressantes e aprendi muita coisa nova", diz.

Perguntado sobre o pretende fazer agora com todo esse conhecimento, ele responde mais do que rápido. "Jovem educa jovem!", exclama o garoto, que pretende multiplicar dentro da EMEF ações e iniciativas que já tinha em mente e outras tantas que aprendeu com seu último feito.


collections
Galeria de imagens