Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 28 de Abril de 2009 | Horário: 09:55
Compartilhe:

Alunos do CEU recebem consulesa da China com dança folclórica e aula de mandarim

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com a Secretaria de Relações Internacionais, o Projeto Mundo no CEU levou um pedaço da China a 350 alunos do CEU Meninos, na Zona Sul de São Paulo.
Na última sexta-feira (24/04), um pouco da cultura da China invadiu o CEU Meninos, na Zona Sul de São Paulo. Cerca de 350 alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, além de uma turma do 1º ano, tiveram um encontro especial com a consulesa-geral da China no Brasil, Gu Yunfen, que falou sobre a história e os costumes de seu país.

O evento foi parte do projeto Mundo no CEU, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais. O objetivo do projeto é despertar o interesse dos alunos da Rede Municipal sobre outros países, fazendo-os conhecer pessoalmente alguns de seus representantes. Os estudantes dos CEUs Alvarenga, Três Lagos e Jaçanã já receberam, respectivamente, membros dos consulados do México, Cuba e Portugal.

No CEU Meninos, os alunos tiveram a oportunidade de ver um vídeo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim, realizados no ano passado, além de conversar com a consulesa Yunfen sobre a população, a gastronomia e a política da China. Assistiram ainda à apresentação de uma dança folclórica da Mongólia. “Esta é uma oportunidade para os alunos conhecerem melhor a nossa cultura e educação”, disse a consulesa, que está de volta a São Paulo depois de passar pelo Consulado paulista entre os anos de 1997 e 2000. Yunfen, que fala bem o português e diz adorar a Cidade, destaca os 35 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.

Além dessas atividades, um grupo de 50 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental pôde perguntar à consulesa sobre os sistemas de educação e de votação do país, políticas de meio ambiente e de combate à pobreza. O ponto alto foi a aula de mandarim ministrada pela chinesa Liu Xiyuan, também do consulado – que, além de ensinar, escreveu os nomes dos alunos no alfabeto chinês.

Íris Ferreira do Nascimento, de 14 anos e aluna do 8º ano, foi uma das que participaram da aula de idiomas. “A escrita foi justamente o que mais me chamou a atenção”. Já a estudante Paloma Nunes, também de 14 anos, gostou de aprender sobre a culinária chinesa. “É colorida e diferente”, afirmou.

A exposição de fotos da China e de seus costumes, que também está no CEU Meninos, percorrerá outros CEUs como parte do projeto.


collections
Galeria de imagens