Secretaria Especial de Comunicação
Construção do Complexo Viário Padre Adelino vai aumentar a fluidez do trânsito na Zona Leste
Uma das finalidades centrais da obra vistoriada nesta terça-feira (28/04) é eliminar os vários semáforos existentes na avenida para torná-la uma via expressa.
A construção do Complexo Viário Padre Adelino, que a Prefeitura está executando entre os bairros do Tatuapé e Mooca (Zona Leste), vai possibilitar uma melhor fluidez no trânsito para os motoristas que trafegam pela avenida Salim Farah Maluf.
Uma das finalidades centrais da obra é eliminar os vários semáforos existentes na avenida para torná-la uma via expressa. A Salim Farah Maluf representa um importante corredor integrante do minianel Viário de São Paulo - principal eixo de ligação das rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias, Marginal Tietê com o Complexo Anchieta-Imigrantes e o Porto de Santos. Com a grande demanda de caminhões, essa rota encontra-se operando no limite de sua capacidade, gerando constantes congestionamentos de tráfego.
Nesta terça-feira (28/04) o secretário de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Sirub), inspecionou o andamento da obra, que tem prazo previsto para conclusão até o final de 2010.
As obras do Complexo Padre Adelino estão sendo realizadas entre os cruzamentos da avenida Salim Farah Maluf com as ruas Catiguá, Engenheiro Balém e Padre Adelino. Incluem a construção de dois viadutos: o estaiado Padre Adelino e o Catiguá - Balém, como também o alargamento do viaduto Pires do Rio; a construção de alças de acesso, e de duas passagens subterrâneas para veículos.
Os três viadutos devem ficar prontos até o final deste ano. Já as duas passagens subterrâneas e as alças de acesso têm previsão de conclusão em 2010.
Passo a passo da obra
O viaduto Estaiado Padre Adelino, cruzando em desnível a avenida Salim Farah Maluf, vai interligar os bairros da Mooca e Tatuapé, que estão em fase de desenvolvimento imobiliário. A opção por este tipo de construção decorre da adoção de uma estrutura mais leve - sustentada por cabos, com um único pilar central, eliminando dois semáforos.
O viaduto estaiado terá 123 metros de comprimento, por 20,33 metros de largura, e duas pistas (uma em cada sentido). Serão utilizados 5.370 m³ de concreto e 923 mil quilos de aço.
Também está sendo erguido o viaduto Catiguá-Balém, ligando as ruas Catiguá e Engenheiro Balém, que deverá ser utilizado diariamente por cerca de 2.500 veículos no horário de pico, com uma pista no sentido bairro, e duas pistas no sentido centro.
Este viaduto será construído com pilares, com estrutura em vigas pré-moldadas, e terá 260 metros de comprimento (160 de estrutura e 100 metros de rampas) por 17,64 metros de largura. A área do tabuleiro (pistas) terá 2.800 m², num total de 28 vigas de concreto de 40 metros de comprimento por dois metros de altura.
Já o viaduto Pires do Rio está sendo alargado em mais nove metros com o acréscimo de duas faixas de rolamento. A extensão atual do viaduto é de 121 metros de comprimento e passará a 130 metros, com 7,65 metros de largura. Localizado sobre a avenida Salim Farah Maluf, tem 960 metros quadrados de tabuleiro, com duas pistas sentido centro. A obra irá consumir 1.846 metros cúbicos de concreto, 186 mil metros cúbicos de aço.
Além destas obras serão construídas as alças de acesso dos dois novos viadutos, reformados os acessos do viaduto Pires do Rio, e construídas duas passagens subterrâneas como sistema viário de apoio, permitindo a interligação das avenidas Radial Leste e Salim Farah Maluf. A área total de pavimentação será de 19.800 metros quadrados.
Após verificar a exposição dos painéis que mostram a evolução da obra, o secretário explicou que o Complexo Viário Padre Adelino vai aumentar a capacidade da avenida Radial Leste, que está sendo ampliada em duas faixas, e irá oferecer mais duas opções de tráfego da ligação do Centro com a Zona Leste.
"Com a eliminação dos semáforos no cruzamento da avenida esta obra vai permitir um fluxo maior de veículos de ligação entre as rodovias Airton Senna e a Dutra com o Porto de Santos, e a rodovia dos Imigrantes, permitindo assim um maior fluxo dos veículos tanto, no sentido do Porto de Santos como também na ligação dos centros com os bairros", detalhou. O secretário informou que cerca de 50 imóveis deverão ser desapropriados para que se possa dar continuidade à construção do complexo.
Uma das finalidades centrais da obra é eliminar os vários semáforos existentes na avenida para torná-la uma via expressa. A Salim Farah Maluf representa um importante corredor integrante do minianel Viário de São Paulo - principal eixo de ligação das rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias, Marginal Tietê com o Complexo Anchieta-Imigrantes e o Porto de Santos. Com a grande demanda de caminhões, essa rota encontra-se operando no limite de sua capacidade, gerando constantes congestionamentos de tráfego.
Nesta terça-feira (28/04) o secretário de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Sirub), inspecionou o andamento da obra, que tem prazo previsto para conclusão até o final de 2010.
As obras do Complexo Padre Adelino estão sendo realizadas entre os cruzamentos da avenida Salim Farah Maluf com as ruas Catiguá, Engenheiro Balém e Padre Adelino. Incluem a construção de dois viadutos: o estaiado Padre Adelino e o Catiguá - Balém, como também o alargamento do viaduto Pires do Rio; a construção de alças de acesso, e de duas passagens subterrâneas para veículos.
Os três viadutos devem ficar prontos até o final deste ano. Já as duas passagens subterrâneas e as alças de acesso têm previsão de conclusão em 2010.
Passo a passo da obra
O viaduto Estaiado Padre Adelino, cruzando em desnível a avenida Salim Farah Maluf, vai interligar os bairros da Mooca e Tatuapé, que estão em fase de desenvolvimento imobiliário. A opção por este tipo de construção decorre da adoção de uma estrutura mais leve - sustentada por cabos, com um único pilar central, eliminando dois semáforos.
O viaduto estaiado terá 123 metros de comprimento, por 20,33 metros de largura, e duas pistas (uma em cada sentido). Serão utilizados 5.370 m³ de concreto e 923 mil quilos de aço.
Também está sendo erguido o viaduto Catiguá-Balém, ligando as ruas Catiguá e Engenheiro Balém, que deverá ser utilizado diariamente por cerca de 2.500 veículos no horário de pico, com uma pista no sentido bairro, e duas pistas no sentido centro.
Este viaduto será construído com pilares, com estrutura em vigas pré-moldadas, e terá 260 metros de comprimento (160 de estrutura e 100 metros de rampas) por 17,64 metros de largura. A área do tabuleiro (pistas) terá 2.800 m², num total de 28 vigas de concreto de 40 metros de comprimento por dois metros de altura.
Já o viaduto Pires do Rio está sendo alargado em mais nove metros com o acréscimo de duas faixas de rolamento. A extensão atual do viaduto é de 121 metros de comprimento e passará a 130 metros, com 7,65 metros de largura. Localizado sobre a avenida Salim Farah Maluf, tem 960 metros quadrados de tabuleiro, com duas pistas sentido centro. A obra irá consumir 1.846 metros cúbicos de concreto, 186 mil metros cúbicos de aço.
Além destas obras serão construídas as alças de acesso dos dois novos viadutos, reformados os acessos do viaduto Pires do Rio, e construídas duas passagens subterrâneas como sistema viário de apoio, permitindo a interligação das avenidas Radial Leste e Salim Farah Maluf. A área total de pavimentação será de 19.800 metros quadrados.
Após verificar a exposição dos painéis que mostram a evolução da obra, o secretário explicou que o Complexo Viário Padre Adelino vai aumentar a capacidade da avenida Radial Leste, que está sendo ampliada em duas faixas, e irá oferecer mais duas opções de tráfego da ligação do Centro com a Zona Leste.
"Com a eliminação dos semáforos no cruzamento da avenida esta obra vai permitir um fluxo maior de veículos de ligação entre as rodovias Airton Senna e a Dutra com o Porto de Santos, e a rodovia dos Imigrantes, permitindo assim um maior fluxo dos veículos tanto, no sentido do Porto de Santos como também na ligação dos centros com os bairros", detalhou. O secretário informou que cerca de 50 imóveis deverão ser desapropriados para que se possa dar continuidade à construção do complexo.
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