Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 30 de Abril de 2009 | Horário: 11:55
Compartilhe:

Alunos do 1º ano da rede pública farão teste de visão nas escolas

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo realiza até agosto o projeto Visão do Futuro, que espera curar cerca de 40 mil estudantes com problemas visuais.
Cerca de 131 mil crianças de 6 a 8 anos que cursam o primeiro ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de educação passarão por testes de acuidade visual na sala de aula. A iniciativa faz parte do programa Visão do Futuro, que treinou os professores para realizar os exames preliminares. Os alunos identificados com algum problema de visão serão encaminhados para mutirões de atendimento na Santa Casa, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP), nos quais serão submetidos a exames oftalmológicos para diagnóstico preciso do problema.

Os testes em sala de aula tiveram início nessa quarta-feira (29/04), em todas as escolas da rede pública. Os mutirões serão realizados no período de 16 de maio a 15 de agosto, sempre aos sábados, com exceção do feriado de Corpus Christi, em 11 de junho, e do período de recesso escolar, em julho. Os estudantes com problema de visão serão acompanhados anualmente pela rede pública de saúde.

“O ensino público de qualidade precisa de bons professores e servidores, motivados e capacitados, boa infra-estrutura, e temos que ter também alunos com boa saúde”, disse o prefeito de São Paulo na cerimônia de lançamento do Visão do Futuro, na noite de terça-feira (28/04), no Palácio dos Bandeirantes. Para o governador de São Paulo, José Serra, “este programa vai permitir que muitas crianças com deficiência possam enxergar o seu futuro através de um aprendizado mais adequado”.

Os óculos serão doados pela Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp). O objetivo é melhorar as condições de ensino das crianças com dificuldade de visão e prevenir doenças que podem evoluir se não forem tratadas. De acordo com Monica Serra, presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), a estimativa é que 30% dos examinados – cerca de 40 mil estudantes - apresentem algum problema de visão.

A iniciativa, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, vem complementar o programa de Saúde Ocular para Escolares, que em 2008 realizou 56.154 testes de acuidade visual em alunos matriculados na 1ª serie do ensino fundamental da rede pública do Município.


collections
Galeria de imagens