Secretaria Especial de Comunicação
Osaka: tecnologia de monotrilho japonês deverá ser utilizada em São Paulo
O prefeito de São Paulo conheceu, em Osaka, no Japão, o monotrilho e encontrou características que os técnicos buscam para a construção do trecho final do Expresso Tiradentes.
Em sua passagem por Osaka, no quinto dia da missão oficial ao Japão, o prefeito de São Paulo conheceu nesta sexta-feira (15/05) o monotrilho local e avaliou que a tecnologia do metrô leve da cidade possui as características que os técnicos buscam para a construção do trecho final do Expresso Tiradentes.
No mês passado, o prefeito de São Paulo e o governador José Serra anunciaram que os 20 quilômetros finais do corredor que ligará o centro à Cidade Tiradentes (Zona Leste), serão construídos utilizando esse modelo, em via elevada.
Depois de conhecer a experiência de Tóquio com o monotrilho, o prefeito e o secretário de Transportes, percorreram um trecho do metrô leve de Osaka, que tem quase 25 quilômetros de extensão. Ambos saíram convencidos de que esse modelo corresponde às características identificadas para o Expresso Tiradentes.
"Esse tipo de transporte é realmente moderno, rápido, simples de ser construído. Acredito que ele será uma importante alternativa para o transporte público de São Paulo. Eu e o secretário de Transportes estamos convencidos de que devemos investir nosso tempo na preparação dos nossos técnicos para que eles possam conhecer melhor esse modelo e, em parceria com o Metrô, procurar, o mais rápido possível, construir o Expresso Tiradentes, em sua etapa final, com essa tecnologia", declarou.
Para o secretário de Transportes, a tecnologia utilizada no monotrilho de Osaka é mais próxima das necessidades de São Paulo e deve ser melhor avaliada pelos técnicos brasileiros.
"Aqui em Osaka existe uma grande vantagem, porque utiliza uma tecnologia mais moderna, que se adequa bem a São Paulo, ao Expresso Tiradentes e ao que nós pretendemos para o sistema, que é transportar 35 mil pessoas por hora. Portanto, o monotrilho de Osaka é uma possibilidade muito boa para o transporte público de São Paulo", disse o secretário.
Os investimentos previstos para o trecho final do Expresso Tiradentes são de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da Prefeitura e o restante do Governo Estadual. A expectativa é de que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2012.
Crematório
Antes da visita ao monotrilho, o prefeito e a comitiva visitaram o crematório de Kita, o segundo maior da cidade, para conhecer a técnica utilizada nesse tipo de serviço. O Japão possui tradição na área e apenas em Osaka existem cinco crematórios, onde foram realizados, somente em 2008, quase 29 mil cremações.
A cidade de São Paulo, que tem população quase cinco vezes maior que a de Osaka (e apenas um crematório), faz, em média, menos de 20 cremações por dia, o que corresponde a cerca de sete mil por ano.
"Nessa viagem ao Japão, estamos procurando conhecer a operação na maior parte dos serviços públicos, até porque o Japão é um país muito avançado, com tecnologia de ponta, e para nós é muito importante ver de perto o que se faz aqui. O serviço funerário é algo muito relevante e deve ser prestado de maneira eficiente, muito respeitosa. Por isso será muito importante para nós levarmos as informações aqui recebidas e aprimorar o serviço que prestamos em São Paulo", afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Transportes, que acumula a secretaria de Serviços, o crematório paulistano está praticamente no limite operacional e por isso necessita de um processo de modernização. "Estamos realizando uma revisão do planejamento para dotar São Paulo, que possui o maior crematório do país, de tecnologia avançada nesse serviço" revelou.
Cidades irmãs
O prefeito também participou nesta sexta-feira (15/05) de cerimônia em comemoração aos 40 anos da assinatura do convênio de cidades irmãs entre São Paulo e Osaka. Na sede da Prefeitura local, o prefeito de São Paulo assinou com o prefeito da cidade japonesa, Kunio Hiramatsu, um termo de comprometimento em diversas áreas, especialmente ligadas ao meio ambiente, e inaugurou uma exposição de fotografias de São Paulo, instalada no edifício.
Após a cerimônia, a comitiva brasileira participou de uma reunião em que foram demonstradas algumas experiências da administração pública de Osaka, com destaque para o sistema de transportes e o tratamento da água.
Em 2010, a cidade japonesa irá participar da Expo Shanghai (encontro na cidade chinesa com exposições sobre as políticas públicas mais bem sucedidas no mundo) com o tema "Metrópole da Água". São Paulo também deve participar do encontro apresentando o projeto Cidade Limpa.
No mês passado, o prefeito de São Paulo e o governador José Serra anunciaram que os 20 quilômetros finais do corredor que ligará o centro à Cidade Tiradentes (Zona Leste), serão construídos utilizando esse modelo, em via elevada.
Depois de conhecer a experiência de Tóquio com o monotrilho, o prefeito e o secretário de Transportes, percorreram um trecho do metrô leve de Osaka, que tem quase 25 quilômetros de extensão. Ambos saíram convencidos de que esse modelo corresponde às características identificadas para o Expresso Tiradentes.
"Esse tipo de transporte é realmente moderno, rápido, simples de ser construído. Acredito que ele será uma importante alternativa para o transporte público de São Paulo. Eu e o secretário de Transportes estamos convencidos de que devemos investir nosso tempo na preparação dos nossos técnicos para que eles possam conhecer melhor esse modelo e, em parceria com o Metrô, procurar, o mais rápido possível, construir o Expresso Tiradentes, em sua etapa final, com essa tecnologia", declarou.
Para o secretário de Transportes, a tecnologia utilizada no monotrilho de Osaka é mais próxima das necessidades de São Paulo e deve ser melhor avaliada pelos técnicos brasileiros.
"Aqui em Osaka existe uma grande vantagem, porque utiliza uma tecnologia mais moderna, que se adequa bem a São Paulo, ao Expresso Tiradentes e ao que nós pretendemos para o sistema, que é transportar 35 mil pessoas por hora. Portanto, o monotrilho de Osaka é uma possibilidade muito boa para o transporte público de São Paulo", disse o secretário.
Os investimentos previstos para o trecho final do Expresso Tiradentes são de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da Prefeitura e o restante do Governo Estadual. A expectativa é de que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2012.
Crematório
Antes da visita ao monotrilho, o prefeito e a comitiva visitaram o crematório de Kita, o segundo maior da cidade, para conhecer a técnica utilizada nesse tipo de serviço. O Japão possui tradição na área e apenas em Osaka existem cinco crematórios, onde foram realizados, somente em 2008, quase 29 mil cremações.
A cidade de São Paulo, que tem população quase cinco vezes maior que a de Osaka (e apenas um crematório), faz, em média, menos de 20 cremações por dia, o que corresponde a cerca de sete mil por ano.
"Nessa viagem ao Japão, estamos procurando conhecer a operação na maior parte dos serviços públicos, até porque o Japão é um país muito avançado, com tecnologia de ponta, e para nós é muito importante ver de perto o que se faz aqui. O serviço funerário é algo muito relevante e deve ser prestado de maneira eficiente, muito respeitosa. Por isso será muito importante para nós levarmos as informações aqui recebidas e aprimorar o serviço que prestamos em São Paulo", afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Transportes, que acumula a secretaria de Serviços, o crematório paulistano está praticamente no limite operacional e por isso necessita de um processo de modernização. "Estamos realizando uma revisão do planejamento para dotar São Paulo, que possui o maior crematório do país, de tecnologia avançada nesse serviço" revelou.
Cidades irmãs
O prefeito também participou nesta sexta-feira (15/05) de cerimônia em comemoração aos 40 anos da assinatura do convênio de cidades irmãs entre São Paulo e Osaka. Na sede da Prefeitura local, o prefeito de São Paulo assinou com o prefeito da cidade japonesa, Kunio Hiramatsu, um termo de comprometimento em diversas áreas, especialmente ligadas ao meio ambiente, e inaugurou uma exposição de fotografias de São Paulo, instalada no edifício.
Após a cerimônia, a comitiva brasileira participou de uma reunião em que foram demonstradas algumas experiências da administração pública de Osaka, com destaque para o sistema de transportes e o tratamento da água.
Em 2010, a cidade japonesa irá participar da Expo Shanghai (encontro na cidade chinesa com exposições sobre as políticas públicas mais bem sucedidas no mundo) com o tema "Metrópole da Água". São Paulo também deve participar do encontro apresentando o projeto Cidade Limpa.
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