Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 1 de Junho de 2009 | Horário: 12:01
Compartilhe:

Secretaria propõe resgate histórico e ambiental do Cambuci

A Secretaria de Participação e Parceria aproveitará as comemorações da Semana do Meio Ambiente para promover o evento que contará histórias sobre a árvore que deu nome ao bairro Cambuci, na Incubadora de Projetos Sociais Auto-Sustentáveis.
Cambuci, além de ser um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, é o nome de uma árvore frutífera encontrada na serra do Mar, na vertente paulista, que já foi predominante também na região que forma o bairro ao lado do Ipiranga.

O fruto que tem o mesmo nome da árvore é rico em vitamina C, é antioxidante e adstringente, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, além de fortalecer o sistema imunológico. Suas folhas contêm 10 tipos de óleos essenciais, têm a mesma propriedade do chá verde e ajuda a controlar o colesterol.

Historiadores dão conta de que na bandeira brasileira, desenhada logo após a Proclamação da Independência, o verde da mata que inspirou a base foi justamente o tom predominante da região inundada por cambucis, desde o riacho do Ipiranga até as proximidades de onde é hoje o centro da Cidade.

A "Cachaça com Cambuci", pinga que ficou conhecida em todo o País, foi "invenção" dos bandeirantes, que resolveram acrescentar o fruto paulista à aguardente para "rebater" as doenças encontradas nas matas desbravadas.

Estas e outras histórias sobre a árvore que dá nome ao bairro serão algumas das atrações que o Núcleo de Referência Socioambiental, da Secretaria de Participação e Parceria, promove na semana do Meio Ambiente.

O evento será realizado na sede do projeto, na Incubadora de Projetos Sociais Auto-Sustentáveis, que no mês passado já plantou mudas da árvore em praças e nos jardins da Incubadora.

A idéia, agora, é ampliar esse trabalho para que a comunidade reconheça a história do bairro e, ao mesmo tempo, incentivar a produção da árvore, que já esteve ameaçada de extinção.

Para auxiliar o desenvolvimento das ações, o secretário de Participação e Parceria foi conhecer o trabalho desenvolvido em Salesópolis, onde produtores do fruto estão criando um roteiro gastronômico com comidas produzidas a partir do cambuci em cidades da região metropolitana.

A secretaria aproveitará as comemorações da Semana do Meio Ambiente e trazer membros da Associação de Moradores de Salesópolis para mostrar seus produtos, além de promover um workshop para ensinar receitas de frapê, musse e maionese de cambuci para os moradores do bairro.

No futuro, a idéia é que a incubadora forneça mudas de cambuci para moradores do bairro e produza a árvore, também, como bonsai.

Segundo Flávio Lemos, secretário de Desenvolvimento de Salesópolis, o cambuci acrescenta valor a muitos pratos, sem roubar a cena. "Como tem pectina, o fruto é espessante e quebra a fibra da carne, por exemplo, tornando-a mais macia", explica.

Ele conta que o grupo de produtores da região metropolitana já tem mais de 100 receitas catalogadas, dentre elas sorvetes, geléias, licores, musses, trufas e pratos refinados como o Tartar de Cambuci ou a popularíssima Vaca Atolada, que com o fruto ganha um sabor especial.

A abertura oficial e degustação de pratos à base de cambuci será no dia 1° de junho, às 11h, na sede da Incubadora de Projetos Sociais, localizada na rua Oto de Alencar, 270. Entre os dias 2 e 7 de junho, mudas da árvore, produtos e o próprio fruto do cambuci estarão sendo comercializados no Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto, no Ipiranga, pelos moradores de Salesópolis.

Além dessas atrações, a Semana contará com palestras gratuitas sobre sustentabilidade, exibição de filmes, oficinas e exposição de artesanato.


Confira a programação de palestras e filmes:

1° de junho
10h e 14h30 - Palestra - Sustentabilidade local - Apresentação sobre como promover o empreendedorismo, incentivando os jovens e a comunidade local à criação de negócios e atividades inovadoras, que dinamizem a economia local e favoreçam a integração social.
Palestrante: Bernard Fuldauer
Coral do Pólo Cultural da 3ª Idade do Cambuci
11h - Abertura solene com a presença de autoridades e degustação de produtos feitos com cambuci

2 de junho
10h30 e 14h30 - Exibição de filme
Realização: Núcleo Socioambiental

3 de junho
10h e 14h30 - Peça teatral Gotinhas de Água, da ONG Uniagua

4 de junho
10h30 e 14h30 - Exibição do filme A Margem do Lixo, seguida de debate com o diretor Evaldo Mocarzel e Sergio Bispo da CooperGlicerio.
Oficina de Cordel: A história do Cambuci

5 de junho
10h30 e 14h30 - Palestra - Como tornar seu bairro um lugar melhor para viver - Gilmar Altamirano - ONG Uniagua
10h e 14h30- Workshop: Cozinhando com Cambuci.


Serviço:

Lançamento do Projeto de Resgate Histórico-Ambiental do Bairro Cambuci
Local: Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciáveis
Endereço: rua Otto de Alencar, 270, Cambuci
De 1º a 5 de junho: palestras, oficinas, workshops e exposição de trabalhos


collections
Galeria de imagens