Secretaria Especial de Comunicação
Nova Marginal Tietê terá três novas faixas em cada sentido
Serão melhorias entre as rodovias Castelo Branco e Ayrton Senna, que totalizarão 23 km de extensão, além da construção de quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos para melhorar a fluidez das vias local, auxiliar e expressa.
Considerada a via de maior movimento do País, por onde passam 1,2 milhão de veículos por dia (segundo dados da Secretaria Estadual dos Transportes), a Marginal Tietê será ampliada. Serão criadas três novas faixas de rolamento de cada lado da marginal, entre as rodovias Castelo Branco e Ayrton Senna, que totalizarão 23 km de extensão. Além disso, também serão construídas quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos para melhorar a fluidez das vias local, auxiliar e expressa. Resultado de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, a Nova Marginal Tietê visa melhorar o trânsito da Capital, sobretudo da região Leste, e da Grande São Paulo.
O anúncio da Nova Marginal Tietê foi feito pelo governador e pelo prefeito de São Paulo em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira. Eles assinaram a ordem de serviço que autoriza o início das obras. Para não atrapalhar o trânsito da Capital, a maior parte dos serviços será realizada durante a madrugada, entre 1 e 4 horas.
O empreendimento total está orçado em R$ 1,3 bilhão e terá investimentos do Governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhangüera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto, por meio de recursos arrecadados com pedágios.
A Dersa, órgão vinculado à Secretaria Estadual dos Transportes, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), está desenvolvendo um plano de monitoramento e de desvios para minimizar os impactos no trânsito durante a execução da obra. Nesse convênio, a Prefeitura será a responsável pelas desapropriações, licenças ambientais e apoio logístico de sinalização.
O prefeito destacou a importância do trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que possibilitará a ampliação da Marginal Tietê, melhorando a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham nas imediações. "A Marginal Tietê recebe 1,2 milhão de veículos diariamente. Essas pessoas terão a oportunidade de diminuir seu tempo de viagem e melhorar sua qualidade de vida. Essa obra, associada aos investimentos do Metrô e da CPTM, vai contribuir para o avanço da melhoria do transporte público e individual na cidade de São Paulo", disse.
O governador afirmou que o problema de trânsito na cidade não será resolvido apenas com obras viárias. De acordo com ele, a expectativa é de que as obras na Marginal Tietê aliviem o trânsito e aumentem a fluidez dos veículos. "Essa obra, junto com a Rodoanel, vai melhorar o trânsito no conjunto da cidade. O Trecho Sul do Rodoanel deverá ser entregue até o final deste ano, o que também ajudará a retirar os veículos das marginais", ressaltou.
Com as obras da Nova Marginal, o tempo das viagens deverá diminuir cerca de 35%. Gargalos em bairros como Tatuapé, Bom Retiro e Santana serão amenizados, graças à construção de novas pontes e viadutos. O tráfego para as rodovias Castelo Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhangüera e Bandeirantes terá fluxo mais rápido.
O licenciamento ambiental foi aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente em seis meses, prevendo uma ampla compensação ambiental para a cidade, que inclui o plantio de 83 mil árvores na marginal e vias de acesso, a melhoria de todo o calçamento existente, investimentos no Programa Várzeas do Tietê, construção de ciclovia e estrada parque ao longo dos 23 km e implantação de várias áreas de lazer, cultura, turismo, educação e prática de esportes.
O anúncio da Nova Marginal Tietê foi feito pelo governador e pelo prefeito de São Paulo em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira. Eles assinaram a ordem de serviço que autoriza o início das obras. Para não atrapalhar o trânsito da Capital, a maior parte dos serviços será realizada durante a madrugada, entre 1 e 4 horas.
O empreendimento total está orçado em R$ 1,3 bilhão e terá investimentos do Governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhangüera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto, por meio de recursos arrecadados com pedágios.
A Dersa, órgão vinculado à Secretaria Estadual dos Transportes, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), está desenvolvendo um plano de monitoramento e de desvios para minimizar os impactos no trânsito durante a execução da obra. Nesse convênio, a Prefeitura será a responsável pelas desapropriações, licenças ambientais e apoio logístico de sinalização.
O prefeito destacou a importância do trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que possibilitará a ampliação da Marginal Tietê, melhorando a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham nas imediações. "A Marginal Tietê recebe 1,2 milhão de veículos diariamente. Essas pessoas terão a oportunidade de diminuir seu tempo de viagem e melhorar sua qualidade de vida. Essa obra, associada aos investimentos do Metrô e da CPTM, vai contribuir para o avanço da melhoria do transporte público e individual na cidade de São Paulo", disse.
O governador afirmou que o problema de trânsito na cidade não será resolvido apenas com obras viárias. De acordo com ele, a expectativa é de que as obras na Marginal Tietê aliviem o trânsito e aumentem a fluidez dos veículos. "Essa obra, junto com a Rodoanel, vai melhorar o trânsito no conjunto da cidade. O Trecho Sul do Rodoanel deverá ser entregue até o final deste ano, o que também ajudará a retirar os veículos das marginais", ressaltou.
Com as obras da Nova Marginal, o tempo das viagens deverá diminuir cerca de 35%. Gargalos em bairros como Tatuapé, Bom Retiro e Santana serão amenizados, graças à construção de novas pontes e viadutos. O tráfego para as rodovias Castelo Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhangüera e Bandeirantes terá fluxo mais rápido.
O licenciamento ambiental foi aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente em seis meses, prevendo uma ampla compensação ambiental para a cidade, que inclui o plantio de 83 mil árvores na marginal e vias de acesso, a melhoria de todo o calçamento existente, investimentos no Programa Várzeas do Tietê, construção de ciclovia e estrada parque ao longo dos 23 km e implantação de várias áreas de lazer, cultura, turismo, educação e prática de esportes.
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