Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 9 de Junho de 2009 | Horário: 19:40
Compartilhe:

Programa inclui pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Nesta terça-feira (09/06), um termo de compromisso para incentivar a colocação de pessoas com deficiência em postos de trabalho foi assinado, num evento realizado na Prefeitura de São Paulo, onde também foi criado o programa ''Sem Barreiras''.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje no Brasil 24,5 milhões de pessoas com deficiência. E, deste universo, cerca de 1,5 milhão vivem na Cidade de São Paulo. Esses números dão uma idéia da importância do evento realizado na Prefeitura de São Paulo na última terça-feira (09/06), quando foi assinado um termo de compromisso para incentivar a colocação das pessoas com deficiência em postos de trabalho em diversos setores de atividade do Município.

O documento foi assinado, de um lado, pelas secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Trabalho e, de outro, por entidades como a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH-SP).

Na mesma cerimônia foi anunciada a criação, pela Prefeitura, do programa Sem Barreiras - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência, para promover cursos destinados aos profissionais de Recursos Humanos para auxiliá-los na contratação de pessoas com deficiência. A idéia é oferecer a esses profissionais as informações necessárias para o desenvolvimento do programa de inclusão no mercado de trabalho. Os cursos serão ministrados por uma equipe da Prefeitura nas sedes da SRTE/SP, da Febraban, da Fiesp, da ABRH e na unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Luz.

No fim do evento foi distribuído o livro Sem Barreiras - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência, que está disponível gratuitamente para download no site da SMPED.

Além disso, as pessoas com deficiência que desejam uma colocação profissional e as empresas que se dispõem a contratá-las já podem se cadastrar pelo site ou em um dos cinco CATs existentes na Capital.

O secretário da Pessoa com Deficiência lembrou, na ocasião, a existência da Lei federal n° 8.213, de 1991, segundo a qual as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a reservar de 2% a 5% de vagas para pessoas com deficiência. Essa cota já é cumprida por cerca de 60% das empresas do Estado de São Paulo. "Este programa vai integrar o poder público e importantes entidades do mercado de trabalho nesse esforço. Mas as empresas que estão contratando pessoas com deficiência precisam se preparar para desenvolver também um programa interno. Somente a contratação não significa que haverá um processo de inclusão. Tudo depende de um planejamento e da oferta dos recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho para essas pessoas", salientou o secretário.

A vice-prefeita de São Paulo, presente ao evento, destacou que este é mais um programa da atual gestão que contribui para elevar a auto-estima dos paulistanos. "É importante treinar para poder empregar as pessoas com deficiência, integrando-as a toda equipe de trabalho. Queremos cidadãos plenos, que produzam para si e para sua família. Esperamos que esta iniciativa se espalhe para outras partes do Brasil", disse.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Elaine Saad, observou que o programa ajudará os profissionais da área a trabalhar melhor com a questão. "Muitas vezes o profissional de RH não consegue achar o perfil adequado da pessoa com deficiência para cumprir a cota da empresa. Há muitas delas com mais de 100 funcionários que não sabem como preencher as vagas destinadas às pessoas com deficiência", observou.

O diretor-executivo da Febraban, Hélio Ribeiro Duarte, destacou o engajamento da entidade para preencher as vagas destinadas às pessoas com deficiência. "Entre setembro e dezembro de 2008, a Federação contratou 497 pessoas com deficiência. E, em maio deste ano, foram 349", declarou. Já o vice-diretor da Fiesp, Carlos Eduardo Uchôa, ressaltou que o programa ajudará a elevar a auto-estima das pessoas com deficiência.


collections
Galeria de imagens