Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 15 de Junho de 2009 | Horário: 19:30
Compartilhe:

Capital ganha 75 viaturas para o policiamento de trânsito

O prefeito acompanhou a entrega de 75 novos veículos destinados ao Programa de Policiamento de Trânsito da Capital. O Programa é um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual.
O prefeito de São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (15/06) a entrega de 75 novos veículos destinados ao Programa de Policiamento de Trânsito da Capital da Polícia Militar, no Palácio dos Bandeirantes.

O programa, criado por convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para reforçar a segurança no trânsito da capital, prevê que a administração municipal repasse os recursos ao Estado, que compra os veículos e materiais necessários para a PM fazer o patrulhamento dos principais cruzamentos da cidade, com o intuito de evitar acidentes e proteger a população. A aquisição dos veículos representa um investimento de R$ 2,5 milhões da Prefeitura.

O governador José Serra entregou as chaves dos 55 veículos Palio Weekend para o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e o prefeito entregou as chaves das 20 motocicletas ao comandante de Policiamento de Trânsito da Capital, tenente-coronel Emílio Luiz Santana Panhosa.

Os novos carros substituirão veículos fabricados em 2002 e 2003. As motos substituirão outras fabricadas no ano 2000. Mais modernos, os automóveis estão equipados com rádios digitais. Todos têm grafismo da Polícia Militar e já estão em condição de uso.

O Programa de Policiamento de Trânsito foi lançado em 25 de setembro de 2007. O programa emprega 365 viaturas (entre elas, 140 motos) e mobiliza 1.375 policiais para a prevenção de crimes contra motoristas e pedestres em cruzamentos de ruas e avenidas e para a diminuição das infrações cometidas no trânsito.

Esse policiamento prioriza os cruzamentos de ruas e avenidas com base no mapa da criminalidade. Com isso, diminui os índices de assaltos a carros parados nos semáforos e permite que policiais militares apliquem multas e vistoriem veículos.

O prefeito ressaltou a importância da parceria firmada entre as duas esferas de governo. "Essa entrega de veículos vem se somar às ações que já existem, seja isoladamente pela Prefeitura, seja em conjunto com o Governo do Estado. Representa mais um avanço e uma melhoria do trânsito com uma fiscalização mais eficiente e também uma melhoria da segurança. O trânsito é um grande problema na cidade de São Paulo e essa cooperação, iniciada há dois anos, tem dado bons frutos", disse.

O governador José Serra destacou os efeitos positivos do convênio: "Os resultados são positivos e houve uma redução da criminalidade no trânsito. Esse programa envolve 365 viaturas e quase 1.400 policiais. A idéia é prevenir os crimes contra os motoristas e pedestres nos cruzamentos das ruas e avenidas e, paralelamente, diminuir as infrações de trânsito. Logo no primeiro mês, quando o programa foi implantado, houve uma redução de 44% dos crimes nos 156 pontos", declarou.


collections
Galeria de imagens