Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 16 de Junho de 2009 | Horário: 11:37
Compartilhe:

Parque Linear Água Vermelha melhora a qualidade de vida na ZL

No último sábado (13/06), o prefeito conferiu as obras executadas no Itaim Paulista, na região em que antes abrigava um esgoto a céu aberto e que ganhou uma área verde às margens do córrego Água Vermelha, três praças, playground, entre outros.
Num modelo de gestão municipal em que governo e sociedade dão as mãos, quem ganha é a Cidade. Isso fica claro para quem observa as mudanças implementadas nos arredores do Parque Linear Água Vermelha, no Itaim Paulista, Zona Leste. O lugar, que anteriormente abrigava um esgoto a céu aberto, deu espaço a uma área verde às margens do córrego de mesmo nome, três praças, playground, além de campos de futebol, passarelas e uma ciclovia, antiga reivindicação dos moradores da região. As obras executadas no local foram conferidas pelo prefeito no último sábado (13/06).

“Essa obra representa o resgate à auto-estima dos moradores. Na medida que a Prefeitura cuida dos equipamentos públicos, damos oportunidade para as pessoas viverem melhor nas suas comunidades. E essa visita mostra que estamos no caminho certo: veja a alegria dos moradores”, disse o prefeito.

Morador no bairro desde 1969, o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Miragaia, Ilídio Bento, faz questão de contar os tempos difíceis que viveu com a família quando chegou à região. “Naquela época, não tínhamos água, luz e esgoto. Foi então que, alguns anos mais tarde, decidimos nos unir e começamos a trabalhar por essas benfeitorias”, lembra Ilídio. Entre as reivindicações estava, lembra o morador, a construção das passarelas entre as margens do córrego e dos parques. “As pessoas não tinham local para fazer alguma atividade física. Todos nós estamos de parabéns, a prefeitura e a comunidade”, conclui.

“Isso era um matagal com ratos, cachorro morto, entulho”, recorda Gilson Félix Santos, morador do bairro há 22 anos. “A gente pediu e a Prefeitura, por meio da Subprefeitura do Itaim Paulista, fez. Ficou ótimo”, diz o morador. De acordo com o subprefeito, a obra, além de proporcionar novas áreas de esporte e lazer, absorverá as águas de chuvas, evitando o transbordamento do córrego e inundações na região.

A nascente do córrego Água Vermelha fica no bairro de Guaianases, também na Zona Leste. Ele atravessa toda a área da Subprefeitura do Itaim Paulista no sentido sul-norte, numa extensão de aproximadamente 4,5 quilômetros. “Esse córrego será despoluído no âmbito do Programa Córrego Limpo”, afirmou o engenheiro da Subprefeitura do Itaim Paulista, Aguinaldo Tarso Prieto, responsável pela obra no Parque Linear Água Vermelha. “As obras da segunda etapa, que está em processo de licitação, começarão na praça Mãe Preta em direção ao sul, na divisa com o bairro de Guaianases”, explica Aguinaldo.

Na primeira etapa das obras no Parque Linear, iniciadas em janeiro do ano passado e concluídas em maio, foram investidos R$ 6,5 milhões. O local recebeu 11 mil m² de piso intertravado, 6.600 m² de piso drenante, 582 m² de piso de borracha, 760 árvores e arbustos, 18 conjuntos de mesa e banco, 995 metros de bancos de concreto, duas passarelas e 77 postes de iluminação.

“Isso era um lixão a céu aberto. A revitalização da região demonstra a preocupação da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Após visitar as obras do Parque Linear Água Vermelha, o prefeito inaugurou duas novas feiras de artesanato nas praças Silva Teles e Lions Club, também no Itaim Paulista. As feiras fazem parte do projeto de geração de trabalho e renda da Câmara de Animação Econômica da Subprefeitura, que tem como objetivo apoiar os pequenos empreendedores das indústrias de confecção, alimentação e reciclagem.


collections
Galeria de imagens