Secretaria Especial de Comunicação
CineTela Brasil produz curta-metragem com jovens
O Cine Tela Brasil chega ao distrito de Sapopemba esta semana. Nestas quinta e sexta-feira (25 e 26/06) e no sábado (27/06), a tenda amarela de projeção exibirá uma série de filmes. A sala de cinema itinerante será montada no estacionamento do Mercado Municipal Teotônio Vilela e terá sessões para todas as idades, com os longas Garoto Cósmico (livre), Romance (12 anos), Pequenas Histórias (livre) e Era Uma Vez (14 anos), todos de produção cinematográfica nacional.
No estilo itinerante de um circo, o grupo leva a magia do cinema para perto das crianças, dos jovens e adultos. O diretor de campo do Cine Tela Brasil, Edson Souza, explica como funciona esse projeto: "O Cine Tela Brasil muda de cidade toda semana. Ficamos três dias em cada local, sempre na periferia. Realizamos quatro sessões por dia, duas para crianças e duas para os adultos. Na semana seguinte, começamos tudo de novo em uma nova cidade. Somos sempre muito bem recebidos".
A produtora de base do Cine Tela Brasil, Fernanda Rissardo, explica que os contatos já foram feitos com a Coordenadoria de Educação da região, a fim de que, além da comunidade, os alunos também aproveitem a oportunidade. "Temos um material de apoio pedagógico muito interessante, que ajuda na interpretação da temática de cada filme, e o objetivo é mesmo esse, unir o lúdico ao prazer de aprender".
Além disso, estão sendo realizadas, desde o dia 13 de junho, oficinas itinerantes de vídeo, e o resultado será exibido no último dia, precedido de um bate-papo com a atriz Bruna Lombardi, que tem atuado bastante em cinema nos últimos tempos e, especialmente nesse dia, estará fazendo os comentários sobre os filmes produzidos pelos alunos das oficinas.
Cine Tela Brasil
Idealizado pelos cineastas da atual safra do cinema nacional, Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, respectivamente, diretora e roteirista de O Bicho de Sete Cabeças, entre outros sucessos, o Cine Tela Brasil nasceu da vontade em organizar sessões de cinema em praças públicas e escolas da periferia de São Paulo. Assim nasceu o Cine Mambembe, que percorreu diversas cidades dos grotões do Norte e Nordeste do País. Depois do reconhecimento com premiações e parcerias com o Sesc, Senac, e secretarias de Cultura, no ano de 2004 o projeto passou a se chamar Cine Tela Brasil, com uma infra-estrutura muito maior, com direito a som surround e projeção cinemascope.
Um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional, o Cine Tela Brasil contabiliza desde 2004 números grandiosos. Foram percorridas 225 cidades e realizadas 2.672 sessões. A taxa de ocupação da sala é a maior do Brasil, com 88% de público em cada sessão, totalizando 525.544 espectadores. Sessenta e oito filmes nacionais foram exibidos gratuitamente.
Cinema na Escola
Para auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, o Cine Tela Brasil desenvolveu um material específico e inédito com orientações metodológicas para o uso do cinema como recurso didático. O material será distribuído gratuitamente para as Secretarias da Educação e escolas da rede pública das cidades visitadas pela sala de cinema itinerante.
Todo esse material, que inclui ainda sugestões de atividades baseadas no conteúdo dos filmes nacionais, estará disponível no portal Tela Brasil
Oficinas itinerantes de vídeo
Vinte jovens de Sapopemba assistem a aulas diferentes durante 15 dias, desde o dia 13 até o dia 27, no Cedeca Mônica Paião Trevisan, na rua Vicente Franco Tolentino, 45, Parque Santa Madalena. No último dia de aula, apresentam ao público, amigos e familiares um trabalho igualmente inusitado: um filme curta-metragem, totalmente produzido por eles. A experiência faz parte das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil, patrocinadas pela Fundação Telefônica e realizadas por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.
A estréia dos curtas-metragens produzidos nas Oficinas será no sábado, dia 27, às 18h30, na sala do Cine Tela Brasil na avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1.900, Jardim Sapopemba.
Confira a programação:
Cine Tela Brasil
Local: estacionamento do Mercado Municipal Teotônio Vilela
Endereço: avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1.900, Jardim Sapopemba
Programação
25 e 26/06
8h30 - Garoto Cósmico
10h - Romance*
13h30 - Pequenas Histórias
15h - Era uma vez**
27/06
14h30 - Pequenas Histórias
18h30 - Exibição dos curtas-metragens da Oficina Itinerante de vídeo Tela Brasil (às 17h30 está previsto um bate-papo da atriz Bruna Lombardi com os alunos da oficina de vídeo)
20h - Romance*
* 12 anos
** 14 anos
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk