Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 29 de Junho de 2009 | Horário: 12:34
Compartilhe:

Santo Amaro comemora centenário de Patativa do Assaré

O poeta popular, compositor e improvisador que completaria 100 anos foi homenageado na última quarta-feira (24/06), com a participação de mais de 150 crianças, de 8 a 13 anos, de quatro escolas públicas da região.
Na última quarta-feira, 24, dia de São João, a Biblioteca Pública Belmonte e a Subprefeitura de Santo Amaro realizaram uma homenagem a Patativa de Assaré, poeta popular, compositor e improvisador, que este ano completaria 100 anos.

Mais de 150 crianças de quatro escolas públicas da região (Paulo Eiró, Petrolina, Lineu Preste e Rizini) com idade entre 8 e 13 anos, vestidas com roupas e acessórios caracterizados pelo poeta, participaram da homenagem.

O ponto de encontro foi o auditório da biblioteca, onde as crianças foram se transformando pouco a pouco em pequenas patativas. “Acho legal a homenagem ao poeta. Aprendi na escola sobre a vida e a obra dele”, falou Viviane Nogueira Ferreira, de 11 anos, uma das primeiras a chegar à biblioteca.

Acompanhadas por “Patativa”, bonecão feito de colagem de jornal e espuma com aproximadamente 2,5 metros - técnica usada na fabricação dos bonecos gigantes de Olinda -, as crianças seguiram em cortejo até a praça Floriano Peixoto. Durante o percurso cantavam o poema Triste Partida, de Patativa, que ficou famoso na voz de Luiz Gonzaga.

O antigo espelho d’gua foi coberto pelos restos de poda de árvores (serragem). E, para que o espaço se transformasse em um verdadeiro ninho, foram necessários dois caminhões para cobrir o chão. Centenas de pessoas acompanharam a programação, que começou às 14h, com as patativinhas no ninho recitando versos do autor.

Após a apresentação, escritores como Cesar Obeid, Jorge Mello, Moreira de Acopiara, Costa Sena, Adão Fernandes, João Doto, Adozinda Kuhlmann, entre outros, subiram ao palco e recitaram poesias.

Além das atrações, o coreto da praça ficou enfeitado de desenhos feitos pelas crianças, que mostraram a jornada do nordestino em busca de novas oportunidades na cidade de São Paulo.

Por seu talento, Patativa conseguiu transformar em versos e canções as dificuldades enfrentadas pelos nordestinos que migram para os grandes centros em busca de novas oportunidades.


collections
Galeria de imagens