Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 1 de Julho de 2009 | Horário: 12:04
Compartilhe:

CCSP oferece seminário sobre Arte como parte da mostra VERBO

O seminário contará com quatro mesas, que discutirão questões atuais sobre a performance, divididas em quatro questões principais.
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) participa da 5ª edição da mostra de performances VERBO. Nesta edição, o Centro oferecerá o seminário Verbo Conjugado, de 7 a 10 de julho, das 15h às 18h, com entrada franca, além de apresentações cenográficas em outras datas.

O seminário contará com quatro mesas, que discutirão questões atuais sobre a performance, divididas em quatro questões principais: "Espaço e acontecimento", "Perfomatividade e narrativa", "Modos de subjetivação" e "Inserção institucional da performance".

A mediação do seminário será feita por Daniela Labra, criadora, com a Galeria Vermelho, da mostra VERBO. Crítica e curadora, Daniela é graduada em Teoria do Teatro na Uni-Rio, especializada em Comunicação e Arte pela Universidade Complutense de Madrid e Mestre em Artes na Unicamp.

Além dessas mesas dirigidas a dançarinos, coreógrafos, performers, artistas visuais, arquitetos e público em geral, os grupos de trabalho formados por artistas convidados e debatedores participarão de três encontros fechados para discussão e reflexão sobre os assuntos que serão abordados no seminário.

As atividades no CCSP culminam no dia 12 de julho, às 17h, com a apresentação de X-Events, de Annie Vigier e Franck Apertet, série de construções coreográficas que questionam as fronteiras entre dança e artes visuais. Projeto chancelado pelo comitê do ano da França no Brasil, X-Event 2 conta com a participação de cinco dançarinos no Piso Flávio de Carvalho.

São mais de 50 atrações

A mostra VERBO, criada em 2005, é uma realização da GaleriaVermelho, da CCSP e da Funarte, e oferece, durante uma semana, um panorama abrangente sobre a arte da Performance. As ações e discussões sobre o tema são destinadas tanto a artistas quanto ao público em geral. Neste ano, a mostra estende-se de 6 a 11 de julho.

As ações que compõem a quinta edição da VERBO foram selecionadas por meio de uma análise minuciosa dos 320 projetos recebidos pela Vermelho, entre dezembro de 2008 e março de 2009.

Serão instalações criadas por mais de 50 artistas brasileiros e estrangeiros de países como Portugal, Espanha, Holanda e França; lançamentos de livros, revistas e DVDs; oficinas de criação na área da performance; e a segunda edição do seminário Verbo Conjugado, no CCSP.

Os interessados podem consultar a programação da VERBO na Galeria Vermelho, na rua Minas Gerais, 350, Consolação, ou pelo telefone 3138-1520.

Ainda há apresentações na Funarte, na alameda Nothmann, 1.058, nos Campos Elíseos, cuja programação pode ser consultada pelo telefone 3662-5177.

Programação

Seminário Verbo Conjugado
Local: CCSP - Sala Zero - Piso Flávio de Carvalho
Endereço: rua Vergueiro, 1.000

Domingo, 07/07
Espaço e acontecimento
Espaço como instrumento persuasivo do acontecimento. Discussão sobre a potencialidade performática de instalações e intervenções urbanísticas.

Com:

Sam Ely & Lynn Harris/Unreleased Project - dupla de artistas, sediada na Inglaterra, que se apropria de dinâmicas sociais na criação de performances e objetos efêmeros. A dupla chega a São Paulo para uma residência que resultará na criação de um trabalho sobre os efeitos da lei Cidade Limpa.

Renato Cymbalista - arquiteto e urbanista, é mestre e doutor pela FAU-USP e autor de livros e artigos sobre história urbana e política urbana.

Segunda-feira, 08/07

Perfomatividade e narrativa

O termo performatividade auxilia a entender o novo interesse acerca da narrativa no contexto da arte contemporânea.

Com:

Cristiane Paoli Quito - atriz, produtora, iluminadora e diretora, é professora do projeto Estúdio Nova Dança e da Escola de Arte Dramática/ECA-USP. Desde 1996, dirige a Cia. Nova Dança 4 em São Paulo e dirigiu o espetáculo teatral Aldeotas, de Gero Camilo, pelo qual recebeu o Prêmio Shell 2004.

Jaime Vallaure & Rafael Lamata/Los Toreznos - dupla de artistas espanhóis cujas investigações exploram o terreno social e político. Seus trabalhos são caracterizados por uma pesquisa expressiva acerca do gesto, do som, da linguagem e da presença, formas que a princípio são acessíveis a qualquer pessoa e não apenas aos entendidos da linguagem da arte contemporânea.

Terça-feira, 09/07

Modos de subjetivação

Um olhar sobre a prática do performer e o caráter criador da experiência de desestabilização presente nos processos contemporâneos de subjetivação.

Com:

Key Sawao e Ricardo Iazzetta/Key zetta e cia. - dupla de artistas que desenvolve pesquisa em dança focada na investigação de linguagens e suas inter-relações.

Suely Rolnik - psicanalista, curadora e crítica de arte e cultura, professora titular da PUC-SP. Seu principal campo de pesquisa são as políticas de subjetivação na atualidade, tratadas de uma perspectiva transdisciplinar, tendo privilegiado, desde os anos 1990, a arte contemporânea em sua interface com a política e a clínica.


Quarta-feira, 10/07

Inserção institucional da performance
Discussão acerca da inserção da performance na programação de espaços públicos e privados.

Com:

Sonia Sobral - gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural e coordenadora do projeto Rumos Dança desde 1999. Implantou projetos de dança no Balé Stagium e no Cisne Negro Cia. de Dança. Estudou consciência corporal no Brasil e na Inglaterra. É consultora de artes cênicas e membro da Red Sudamericana de Danza.

Eduardo Brandão - sócio-proprietário e diretor artístico da Galeria Vermelho. Cursou fotografia no Brooks Institute of Photography em Santa Barbara, CA. De 1991 a 2004, trabalhou como editor de fotografia e arte das revistas da Folha de S.Paulo.

Lara Pinheiro - coreógrafa, bailarina e assessora de dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. É mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP.

Liliana Coutinho - coordenadora editorial da Revista Marte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, instituição na qual é mestre em estudos curatoriais e pós-graduada em Curadoria e Organização de Exposições de Arte Contemporânea.


collections
Galeria de imagens