Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 1 de Julho de 2009 | Horário: 20:50
Compartilhe:

Fachada da Casa das Arcadas é restaurada a partir da Lei Cidade Limpa

A fachada do edifício construído na década de 1920 foi totalmente restaurada a partir da Lei Cidade Limpa. A reforma foi inaugurada nesta quarta-feira (1º/07).
A cidade de São Paulo tem mais um motivo para comemorar a implantação da Lei Cidade Limpa: a fachada da Casa das Arcadas, edifício construído na segunda metade da década de 1920 e hoje propriedade da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), foi totalmente restaurada, a partir da implantação da Lei, que exigiu a retirada das propagandas instaladas nos estabelecimentos comerciais da capital paulista.

A inauguração da obra, nesta quarta-feira (1º/07), contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab. A Casa das Arcadas fica na rua Quintino Bocaiúva, 176, Centro.

O projeto de restauro da fachada foi desenvolvido pela Faap para valorizar e preservar o valor histórico e cultural do edifício. Os autores do projeto mantiveram a tipologia arquitetônica original, os elementos estilísticos e a ornamentação da fachada, escondida durante anos atrás de cartazes de publicidade.

O resultado foi o resgate da aparência neoclássica, predominante na maioria das construções do centro paulistano na primeira metade do século XX.

Lei Cidade Limpa

Aprovada em setembro de 2006, e em vigor desde janeiro de 2007, a Lei Cidade Limpa (nº 14.223) busca reduzir a poluição visual e a degradação ambiental da cidade. Preservar a memória cultural e histórica da cidade é também um de seus objetivos, bem como facilitar a visualização das características das ruas, avenidas, fachadas e demais elementos visuais da cidade. Atualmente, muitas cidades no país estão adotando legislação semelhante.


collections
Galeria de imagens