Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 4 de Agosto de 2009 | Horário: 17:01
Compartilhe:

Prefeito inaugura 1º Caps infantil 24 horas

No período das 7h às 19h, a unidade infantil fará o atendimento e acolhimento da demanda espontânea e também das encaminhadas por serviços de saúde. No segundo período, das 19h às 7h, os pacientes que necessitarem de observação poderão ficar internados por um período de até sete dias.
O prefeito de São Paulo inaugurou nesta manhã (04/08) o primeiro serviço de atendimento 24 horas especializado no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos emocionais graves. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil 24 horas no bairro de Santana, na Zona Norte, tem capacidade para realizar 720 atendimentos médicos por mês e conta com tratamento intensivo e semi-intensivo.

"Este novo serviço 24 horas voltado ao atendimento de crianças e jovens com distúrbios emocionais é muito importante em São Paulo. Crianças com distúrbios psiquiátricos podem vir para esta unidade. Com isso desafogamos os hospitais e proporcionamos atendimento prioritário e especializado em um local mais adequado para essas situações", declarou o prefeito.

Além deste primeiro serviço psicossocial Infantil 24 horas, a cidade conta também com dois Caps 24 horas especializados em atendimento a dependentes de drogas. No primeiro período do dia, das 7h às 19h, a unidade infantil fará o atendimento e acolhimento da demanda espontânea e também das encaminhadas por serviços de saúde. No segundo período, das 19h às 7h, os pacientes que necessitarem de observação poderão ficar internados por um período de até sete dias.

O Caps Infantil Santana 24 horas também oferece atendimento extensivo à família e aos estabelecimentos de educação freqüentados pelas crianças. Para o secretário municipal da Saúde, este é o primeiro passo para que o atendimento psiquiátrico primário às crianças deixe de ser feito em hospitais. "O projeto do Caps é garantir a reinserção das crianças no convívio familiar e na sociedade. É fundamental que a família e a escola também entendam o processo terapêutico e estejam preparados para acolhê-los", disse.

Os tratamentos oferecidos nas unidades vão do autismo à esquizofrenia. Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares que oferecem, entre outras terapias, a possibilidade de participação em grupos ocupacionais, psiscoterápicos e familiares.

O Caps Infantil Santana 24 horas funciona na rua Conselheiro Moreira de Barros, 120, e possui três consultórios, sala de medicação, salas para grupo terapêutico, farmácia e brinquedoteca. O Caps tem como parceiro para sua implantação a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, da Unifesp.

Expansão do atendimento psiquiátrico

A inauguração desse novo serviço 24 horas na unidade Caps infantil é resultado da política de contínua ampliação da rede de saúde mental na Capital. "É uma expansão necessária. Infelizmente, há cinco anos, quando assumimos a gestão, identificamos a fragilidade no atendimento psicossocial na rede municipal de saúde. Estamos avançando bastante e dando prioridade a essa questão", afirmou.

A cidade conta hoje 12 Caps Infantil, 16 Caps Álcool e Drogas, 27 Caps Adulto e 21 Centros de Convivência e Cooperativa, além de 20 residências terapêuticas, que são unidades que substituem as internações nos hospitais psiquiátricos.

collections
Galeria de imagens