Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009 | Horário: 09:35
Compartilhe:

Curso gratuito de jardinagem abre inscrições no Belém

Com a proposta de formar trabalhadores na Zona Leste, local que possui os índices mais baixos de empregabilidade de jovens, o Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental abriu inscrições para o curso de 320 horas.
O Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea), coordenado pelo Projeto Inclusão Social Urbana Nós do Centro em parceria com a Associação Reciclázaro, abriu inscrições para o curso de jardinagem no bairro do Belém.

A proposta é formar trabalhadores na região com os índices mais baixos de empregabilidade de jovens, a Zona Leste, e dessa maneira ligar inclusão à responsabilidade ambiental. Além disso, a pedagogia ambiental do Cefopea pretende complementar a formação do aluno de ensino médio.

Com carga horária de 320 horas, o curso de jardinagem do Cefopea, totalmente gratuito, oferece material didático, visitas técnicas e oficinas complementares, elaboração de maquetes e reciclagem de materiais. Disponibiliza, ainda, laboratórios a céu aberto, como viveiro de mudas, minhocário, horta, pomar e composteira.

No momento da inscrição, os alunos escolhem entre dois períodos: manhã, das 8h às 11h45, ou tarde, das 14h às 17h45. Entre as áreas a serem estudadas estão o paisagismo, formação do solo, botânica, compostagem e manejo de pragas e doenças.

Os interessados devem comparecer ao Centro Ambiental, na avenida Ariston de Azevedo, 10, Belém, próximo da rua Catumbi. É possível contatar também pelo telefone 2081-3673, pelo email comunica_lazaro@yahoo.com.br ou pelo site.


Jardinagem é profissão em demanda

A capacitação gratuita em meio ambiente tem aumentado a demanda por mão-de-obra para o chamado "segmento verde". Jardinagem, paisagismo, conservação de parques e praças e comércio de produtos e serviços ambientais são algumas áreas que se tornaram mais exigentes na contratação de profissionais qualificados.

Essas características do mercado atraem jovens para o curso de jardinagem do Centro Ambiental. A localização do curso é estratégica: a região do Belém possui uma das menores concentrações de árvores por metro quadrado, o que a torna disponível para intervenções comunitárias e projetos de arborização e aprendizado no campo prático.

Para o diretor nacional do Nós no Centro, Antonio Augusto Telles Machado, o projeto procura ampliar a oportunidade de qualificação dos jovens carentes do centro de São Paulo. "Acreditamos no dinamismo e talento destes jovens, que sabem a dimensão e importância do ingresso em áreas inovadoras, em ascensão na cidade de São Paulo", afirma.

O projeto Nós do Centro é fruto de uma política social intersetorial e de cooperação técnica bilateral entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a União Européia. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com a parceria das Secretarias Municipais do Trabalho, de Cultura, de Participação e Parceria, de Relações Internacionais, das subprefeituras da Sé e da Mooca, além de diferentes Organizações Não-Governamentais com experiência comprovada em inclusão social.


collections
Galeria de imagens