Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 11 de Agosto de 2009 | Horário: 11:09
Compartilhe:

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, reestréia no CCSP

O espetáculo Dom Quixote, com adaptação de Lutz Hübner e direção de Amauri Falseti, levará ao Centro Cultural São Paulo as aventuras do famoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, num estilo que passa pelo grotesco e pelo trágico.
Com adaptação de Lutz Hübner e direção de Amauri Falseti, o espetáculo Dom Quixote é composto por uma série de estudos e cenas ligadas pelo tema: as aventuras do famoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha. Foram usados quadros com molduras surrealistas em que se procurou eliminar a lógica, assim como a fronteira entre o normal e o fantástico, para criar uma compreensão melhor por intermédio do jogo da livre associação. O estilo passa pelo grotesco e pelo trágico, situando-se entre o jogo e a seriedade.

O elemento que liga as cenas é uma atmosfera muito além da realidade, abrindo espaço para o sonho e a imaginação. "Eu só conheço o normal. Talvez nem seja louco, só diferente do que eu conheço. E pode ser que tudo que eu conheço seja louco, porque aí praticamente o mundo todo estará louco e, se fossem assim, as loucuras de Dom Quixote seriam normais". Nessas palavras de Sancho estão os motivos e os desejos para a montagem desse espetáculo.

Com tradução de Christine Röhrig, o espetáculo procura trazer para o público um dos maiores clássicos da humanidade. A razão maior desse trabalho com o teatro é aquele jovem que hoje, infelizmente, só conhece o "normal", o pronto, o fim e vive uma vida sem aspirações e com poucas oportunidades. E para esse jovem nada melhor do que um pouco da "loucura" dessa personagem, que simplifica e vive a utopia, para que todos possam transformar a realidade em vidas plenas de sonhos, realizações e futuro.

A cenógrafa alemã Birgit Schöne trabalhou os mesmos valores, ampliando o campo da utopia numa parceria na criação do cenário e figurino do espetáculo.


Sinopse

Dom Quixote, já com certa idade, entrega-se à leitura de romances de cavalaria. Acreditando que os romances que lia eram historicamente verdadeiros, decide tornar-se um cavaleiro andante. Em seu delírio, elege Sancho Pança como seu fiel escudeiro e, em nome de seu amor por uma dama chamada Dulcinéia, os dois saem pelo mundo e lutam contra inimigos imaginários como dragões e moinhos de vento. A peça mostrará parte dessas fantásticas aventuras.


Serviço

Dom Quixote (12 anos)
Grupo: Cia. Paidéia de Teatro
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: rua Vergueiro, 1.000, Paraíso.
Telefone: 3397-4002
Dias/horário: Terças e quartas-feiras, às 19h30
Preço: R$ 10, R$ 2,30 (19/08)
25/08: não haverá sessão.
02/09: apresentação com entrada franca para escolas, instituições e público em geral.


collections
Galeria de imagens