Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 11 de Agosto de 2009 | Horário: 12:30
Compartilhe:

Projeto Nós do Centro certifica 70 mulheres em Estética e Beleza

O Centro Cultural Banco do Brasil recebeu o evento em que foram certificadas 70 mulheres nos cursos de manicure, maquiagem e cabeleleiro, realizado pelo Centro de Referência da Mulher (CRM) e coordenado pelo Projeto Nós do Centro.
Na tarde da última segunda-feira (10/08), o Centro de Referência da Mulher (CRM), coordenado pelo Projeto Inclusão Social Urbana - Nós do Centro e com o apoio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, da Associação Evangélica Beneficente (AEB) e Visão Mundial, realizou a certificação de 70 mulheres nos cursos de Estética e Beleza (manicure, maquiagem e cabeleireiro).

O evento foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil e contou com apresentação de foxtrote (dança de salão com passos rápidos e ritmo diferenciado), por alunas da oficina do CRM.

Participaram da formatura o secretário municipal de Participação e Parceria, o diretor nacional do Projeto, Antonio Augusto Telles Machado, a delegada Celi Paulino Carlota (da 1ª Delegacia da Mulher), a representante das organizações Visão Mundial e Associação Beneficente, Fabiana Xavier, Francisco Bonafina (SMPP), a coordenadora do CRM, Ester Leite Lisboa, a responsável pelas oficinas do CRM, Sandra Cruz, gestores e colaboradores do projeto e familiares das alunas.

Aplaudidas por amigos e familiares, as alunas receberam o certificado que comprova a persistência e experiência em áreas estratégicas no mercado de trabalho. Para o secretário de Participação e Parceria, "trabalhar no poder público cuidando de pessoas é uma alegria da Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, além de proporcionar mais autonomia às mulheres do Centro".

Com o certificado em mãos, a moradora do bairro Bela Vista, agora capacitada, Elza Batista, 52 anos e mãe de dois filhos, disse não acreditar na qualificação: "Não tinha nenhuma chance de pagar um curso como este, além de não ter prática nem para pentear o meu próprio cabelo. Hoje, me sinto gloriosa e realizada, além da fidelização de cinco clientes que atendo em minha casa. A partir de agora, quero abrir o meu próprio salão", conta Elza.

Para o diretor do projeto, "foram as múltiplas parcerias que possibilitaram mais esta ação, tendo as mulheres do centro de São Paulo como as principais parceiras. O projeto sempre aposta nos vários talentos e habilidades que existem nas pessoas da comunidade, criando novas possibilidades na vida de cada uma delas", afirma Antonio Augusto.

O Centro de Referência da Mulher (CRM) foi implantado em 2008 envolvendo uma rede de parceiros: o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Participação e Parceria, a União Européia, Organizações Não-Governamentais e a própria comunidade das mulheres do centro da Cidade que se envolveram desde o início, reconhecendo sua importância. O espaço oferece atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social, além de fortalecer seus talentos e habilidades, oferecendo diferentes oficinas e cursos profissionalizantes focados no desenvolvimento de sua autonomia e empregabilidade.

O Projeto Inclusão Social Urbana - Nós do Centro é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo com a União Européia. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com as Secretarias de Cultura, do Trabalho, de Participação e Parceria e de Relações Internacionais, acopla um conjunto de ações de inclusão social formando uma rede de proteção e desenvolvimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social da região central de São Paulo.


collections
Galeria de imagens