Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 18 de Agosto de 2009 | Horário: 17:38
Compartilhe:

Prefeito inaugura atendimento 24 horas do Caps Sapopemba

O Caps é destinado ao acompanhamento de portadores de transtornos mentais cuja severidade e/ou persistência justifiquem a permanência em uma unidade de saúde de cuidados intensivos. Objetivo é promover a reinserção social do paciente e evitar internações em hospitais psiquiátricos.
Ao som de MPB, acompanhados ao violão por um terapeuta, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto Sapopemba também se divertem jogando damas ou fazendo desenhos. Todos são acompanhados ou monitorados por psicólogos e enfermeiros. É assim o atendimento no Caps Adulto Sapopemba, onde o prefeito inaugurou nesta terça-feira (18/08) o serviço 24 horas da unidade - a primeira a oferecer este tipo de atendimento no bairro.

O Caps, na rua João Lopes de Lima, 1151, é destinado ao acompanhamento de portadores de transtornos mentais cuja severidade e/ou persistência justifiquem a permanência em uma unidade de saúde de cuidados intensivos. O objetivo é promover a reinserção social do paciente e evitar internações em hospitais psiquiátricos.

A inauguração desta terça se insere na política de ampliação da rede de saúde mental na Capital. Este é o terceiro Caps a oferecer atendimento 24 horas na cidade - o primeiro, na Sé, foi inaugurado em fevereiro e o segundo, em Santana, há duas semanas. O prefeito justificou essa expansão à prioridade dada à saúde. "Temos metas bastante ambiciosas para que, ao final de nossa gestão, possamos ter transformado o atendimento publico de saúde. A comunidade precisava de um serviço como esse", declarou.

O local possui psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, terapeutas ocupacionais, oficineiros, farmacêutico e técnicos de farmácia. Todo este corpo profissional, além dos custos de manutenção e aquisições da unidade, requer um investimento de quase 250 mil reais por mês, ou R$ 3 milhões por ano. "Fizemos a opção por melhorar a qualidade do ensino e da saúde pública. Essa é a razão da Prefeitura estar segurando com bastante rigor os custos das outras secretarias: para que a gente possa atender essa prioridade", explicou o prefeito.

O Caps funciona em prédio próprio, anexo a UBS e AMA Jardim Sapopemba, e possui quatro consultórios, salas de espera, medicação, expurgo e observação, farmácia, dois dormitórios com banheiro e três leitos cada um, salão de convivência, oficina e cinco salas de atividade em grupo.

collections
Galeria de imagens