Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009 | Horário: 15:45
Compartilhe:

No final de obras, parque da Barragem atrai pessoas para represa

A Subprefeitura de Capela do Socorro constatou que o parque, que fica no distrito do Socorro, já recebeu um grande número de visitantes, tendo em apenas um dia mais de 200 pessoas de diversas idades. O parque deve ser entregue em setembro.
O parque da Barragem está em fase final de obras, mas já recebe um grande número de visitantes, como constatou a Subprefeitura de Capela do Socorro, cuja equipe procura ouvir a opinião dos freqüentadores sobre a revitalização da represa Guarapiranga.

Um dos sete parques em construção na orla da Guarapiranga, o da Barragem fica no distrito do Socorro, junto à avenida Robert Kennedy. A área, de quase 90 mil m², era toda murada, impedindo a visualização de uma belíssima paisagem natural.

Em apenas um dia, mais de 200 pessoas de diversas idades podem ser vistas brincando no parque, fazendo caminhadas e se exercitando em aparelhos especiais. A extensão das férias escolares por duas semanas, por causa do risco de contágio da nova gripe, levou crianças, adolescentes e pais a aproveitar esse tempo livre no local. Revitalizada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, a represa Guarapiranga tem sido uma opção cada vez mais escolhida para o lazer.

A novidade é a "academia da longevidade", com equipamentos de ginástica de baixo impacto instalados nos playgrounds que servem para a realização de atividades físicas, em especial para os mais idosos.

Inês Gomes de Araújo e sua amiga Maria José Cordeiro Albuquerque se divertem ao mesmo tempo que praticam esporte. "Venho ao parque duas vezes ao dia e ele é tudo de bom. Aqui faço caminhadas e uso os aparelhos também", diz Inês, aposentada por invalidez por cardiopatia.

Uma ciclovia de 10 quilômetros será a nova atração. Em construção, um trecho de cinco quilômetros deverá ser entregue ainda este ano.

De acordo com a Subprefeitura de Capela do Socorro, uma das maiores realizações dos parques é o resgate da antiga tradição de passear com a família em Guarapiranga, que foi se perdendo ao longo dos anos com a ocupação irregular e poluição das águas. As intervenções da Secretaria Municipal de Habitação e da Sabesp, com o programa de urbanização de favelas e limpeza dos córregos, incluindo a proteção das áreas verdes, atraem novamente os paulistanos à represa.

Além do parque da Barragem, cuja entrega está prevista para setembro, a população já pode contar com o Parque São José, entregue no ano passado, e com a área de lazer da Praia do Sol, entregue em julho deste ano. A Prefeitura deve entregar ainda a segunda fase do Parque São José e as primeiras etapas do Parque Castelo e Nove de Julho até o início de 2010.


collections
Galeria de imagens