Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 25 de Agosto de 2009 | Horário: 09:04
Compartilhe:

Árvores de Natal de garrafas PET ajudam a prevenir enchentes

Com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre o problema do lixo e a poluição do meio ambiente, a Defesa Civil de Ermelino Matarazzo iniciou a campanha de combate às enchentes, arrecadando garrafas para serem recicladas.
A Defesa Civil de Ermelino Matarazzo iniciou no último dia 20 campanha de combate às enchentes na região 2009/2010, com o uso de árvores de Natal montadas com garrafas PET recicladas. Serão colocados sacos próprios nas escolas, no início de setembro, para a arrecadação das garrafas. Já estão confirmadas montagens de cinco árvores. O número poderá aumentar de acordo com as garrafas arrecadadas.

O objetivo da campanha é conscientizar crianças e adolescentes sobre o problema do lixo e a poluição do meio ambiente. Além disso, serão realizadas palestras que abordam temas como a prevenção de doenças em época de chuvas e as graves conseqüências que o acúmulo de lixo pode trazer.

O projeto foi idealizado em 2007 por Tathiana Apparecida Rosa e Geraldo Corrêa, ambos da Defesa Civil de Ermelino Matarazzo.

No ano passado foram recolhidas cerca de 30 mil garrafas, que depois de recicladas se transformaram em cinco árvores de Natal, três com 12 metros de altura e duas com seis metros. Mais de 100 pessoas atuaram direta e indiretamente na confecção e montagem dessas árvores: funcionários da Defesa Civil, de escolas (professores e coordenadores), da subprefeitura (jardinagem e limpeza pública), ONGs, associações e voluntários (bombeiros mirins, parceiros mirins de Defesa Civil e moradores).

No lançamento da campanha, em cerimônia na Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, foram entregues certificados para essas escolas, órgãos públicos e entidades que participaram da campanha de 2008/2009. Para o coordenador-geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, coronel Orlando Camargo, o trabalho da Defesa Civil de Ermelino é um exemplo para as demais defesas civis: "Defesa Civil somos todos nós e esta união é essencial para prevenir e se preparar para os riscos".

Participaram do evento, além do subprefeito e do coordenador-geral da Defesa Civil de São Paulo, representantes da Defesa Civil de Cidade Tiradentes, de São Miguel, Defesa Civil de Osasco (que fez uma apresentação de seu canil), do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Esportes, da Guarda Civil Metropolitana, da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, da Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e escolas da Zona Leste.


collections
Galeria de imagens