Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 25 de Agosto de 2009 | Horário: 19:12
Compartilhe:

''Nós do Centro'' certifica 35 jovens no curso de Jardinagem e Conservação Ambiental

A iniciativa é do Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Associação Reciclázaro e o apoio da Subprefeitura Mooca.
Após serem capacitados em paisagismo, formação do solo, botânica, compostagem, manejo de pragas e doenças, horticultura urbana e reciclagem de materiais, 35 jovens receberão às 10h de hoje, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, o certificado de conclusão do curso de Jardinagem e Conservação Ambiental. A iniciativa é do Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Associação Reciclázaro e o apoio da Subprefeitura Mooca.

O curso de Jardinagem e Conservação Ambiental conta com uma equipe formada de professores, biólogo, ecóloga, pedagogo, técnico agrícola e gestor ambiental e se utiliza de uma metodologia diferenciada, que agrega aulas práticas, teóricas e visitas externas a universidades. Situado em uma área plana de 8,5 mil metros, o centro conta com uma estrutura de laboratórios a céu aberto (viveiro de mudas, minhocário, horta, pomar e composteira). A ampla área, aliada ao dinamismo dos instrutores, facilita o reconhecimento do solo e o aprendizado dos diferentes tipos de plantio.

Além de contribuir na complementação e formação do aluno, o curso de Jardinagem do Centro de Formação tem carga horária de 320 horas e foco no acesso dos alunos ao mercado de trabalho, já que a demanda de mão-de-obra especializada em jardinagem tem aumentado a cada dia, em especial no segmento de conservação de praças e parques na cidade de São Paulo.

O Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) está estrategicamente localizado na Zona Leste, ao lado da Marginal Tietê, local adequado para intervenções comunitárias e projetos de arborização e aprendizado no campo prático.

Para o diretor nacional do projeto Nós do Centro, Antonio Augusto Telles Machado, “o objetivo deste trabalho é unir a educação ambiental com geração de renda, criando novos aprendizados e oportunidades na vida dos jovens e para as novas profissões que estão brotando nesta área”, afirma.

Os interessados em fazer o curso ainda encontram vagas para este segundo semestre. Podem procurar o Cefopea, pessoalmente, na avenida Ariston Azevedo, 10, no Belém, ou por telefone: 2081-3673 e pelo e-mail: comunica_lazaro@yahoo.com.br ou www.nosdocentro.com.

Projeto Nós do Centro

É fruto de uma política social intersetorial e de uma cooperação técnica bilateral entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a União Européia. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com a parceria das Secretarias Municipais do Trabalho, de Cultura, de Participação e Parceria, de Relações Internacionais, das subprefeituras Sé e Mooca, além de diferentes Organizações Não-Governamentais com experiência comprovada em inclusão social.

collections
Galeria de imagens