Secretaria Especial de Comunicação
Secretaria capacita e insere profissionais na área de telemarketing
O curso gratuito de Operador de Telemarketing, realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq), permite que jovens e adultos que estavam desempregados sejam inseridos no mercado de trabalho.
Desde maio, jovens e adultos que estavam desempregados participam do curso gratuito de Operador de Telemarketing realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e pelo Planteq - Plano Territorial de Qualificação, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da própria secretaria, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de São Paulo e o Ministério do Trabalho e Emprego. Muitos desses estudantes já estão inseridos no mercado de trabalho por intermédio do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).
É o caso da mais nova operadora de telemarketing da Contact Center Vidax, Ruti Santos de Souza, 24 anos, casada, que estava desempregada há mais de três anos e sem perspectivas profissionais. "Ficava em casa o dia todo cuidando da minha filha de um ano e oito meses. Ao assistir uma reportagem na TV, fiquei sabendo do curso e resolvi me inscrever. Era tímida, tinha dificuldade de falar em público e durante as aulas minha auto-estima foi recuperada. Agora descobri que posso trabalhar e já estou sonhando em fazer faculdade de Gestão em Marketing e, quem sabe, fazer carreira em call center, como supervisora de área", conta Ruti.
Os principais empregadores do setor de telemarketing que selecionam profissionais por intermédio do CAT também aprovaram a iniciativa. A utilização do serviço de intermediação dos CATs pelas empresas de call center registra crescimento constante. Além da Contact Center Vidax, Actionline TLMK Brasil, Vox Line Contact Center, TNL Contax e Sistema Apse contratam seus profissionais por intermédio das unidades do CAT e recebem operadores formados pelo Planteq.
Para o gerente de Gestão de Pessoas da Contact Center Vidax, pós-graduado em telemarketing, Fernando Simone de Lacerda, o curso oferecido pela Secretaria do Trabalho foi arrojado, inovador e oportuno. "Hoje, a função de operador de telemarketing é o maior empregador do Brasil, gerando mais de 1 milhão de empregos em todo o País. Mesmo assim, falta mão-de-obra qualificada e a devida valorização da categoria. Em média, todos os meses, a Vidax contrata mil operadores de telemarketing, sendo que destes 25% por intermédio dos centros públicos de emprego", diz Lacerda.
Por causa dessa deficiência na qualidade dos profissionais do setor, Lacerda sugere mais capacitação aos trabalhadores que se interessam pela profissão. "Foi a primeira vez que um órgão do poder público oferece uma parceria que possibilita a seleção de profissionais já prontos para atender esse mercado. É por tudo isso que considero o curso oferecido pela secretaria bastante arrojado, inovador e oportuno".
Sobre a importância do profissional de telemarketing para grande parte das empresas, o gerente da Contact Center Vidax diz que ela se amplia a cada dia. "O universo de atuação do operador é muito extenso. Vai de uma central de vendas ao atendimento do consumidor até uma pizzaria. Já imaginou se não existisse um operador do outro lado linha para atender seu pedido? Na certa você teria que ir até o local para solicitar pessoalmente", comenta Lacerda.
É o caso da mais nova operadora de telemarketing da Contact Center Vidax, Ruti Santos de Souza, 24 anos, casada, que estava desempregada há mais de três anos e sem perspectivas profissionais. "Ficava em casa o dia todo cuidando da minha filha de um ano e oito meses. Ao assistir uma reportagem na TV, fiquei sabendo do curso e resolvi me inscrever. Era tímida, tinha dificuldade de falar em público e durante as aulas minha auto-estima foi recuperada. Agora descobri que posso trabalhar e já estou sonhando em fazer faculdade de Gestão em Marketing e, quem sabe, fazer carreira em call center, como supervisora de área", conta Ruti.
Os principais empregadores do setor de telemarketing que selecionam profissionais por intermédio do CAT também aprovaram a iniciativa. A utilização do serviço de intermediação dos CATs pelas empresas de call center registra crescimento constante. Além da Contact Center Vidax, Actionline TLMK Brasil, Vox Line Contact Center, TNL Contax e Sistema Apse contratam seus profissionais por intermédio das unidades do CAT e recebem operadores formados pelo Planteq.
Para o gerente de Gestão de Pessoas da Contact Center Vidax, pós-graduado em telemarketing, Fernando Simone de Lacerda, o curso oferecido pela Secretaria do Trabalho foi arrojado, inovador e oportuno. "Hoje, a função de operador de telemarketing é o maior empregador do Brasil, gerando mais de 1 milhão de empregos em todo o País. Mesmo assim, falta mão-de-obra qualificada e a devida valorização da categoria. Em média, todos os meses, a Vidax contrata mil operadores de telemarketing, sendo que destes 25% por intermédio dos centros públicos de emprego", diz Lacerda.
Por causa dessa deficiência na qualidade dos profissionais do setor, Lacerda sugere mais capacitação aos trabalhadores que se interessam pela profissão. "Foi a primeira vez que um órgão do poder público oferece uma parceria que possibilita a seleção de profissionais já prontos para atender esse mercado. É por tudo isso que considero o curso oferecido pela secretaria bastante arrojado, inovador e oportuno".
Sobre a importância do profissional de telemarketing para grande parte das empresas, o gerente da Contact Center Vidax diz que ela se amplia a cada dia. "O universo de atuação do operador é muito extenso. Vai de uma central de vendas ao atendimento do consumidor até uma pizzaria. Já imaginou se não existisse um operador do outro lado linha para atender seu pedido? Na certa você teria que ir até o local para solicitar pessoalmente", comenta Lacerda.
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