Secretaria Especial de Comunicação
Instituto de Previdência Municipal completa 100 anos nesta sexta
Atualmente uma autarquia vinculada à Secretaria de Finanças que atua num universo de 213 mil pessoas, o Instituto foi fundado em 11 de setembro de 1909. Em 2009, recebeu cerca de R$ 129 milhões em contribuições.
O Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem-SP), pioneiro no Brasil, foi fundado em 11 de setembro de 1909, na gestão do prefeito Antônio da Silva Prado (Lei n° 1.236/1909). No início do século 20, o então Montepio Municipal de São Paulo tinha apenas 140 contribuintes e atendia somente a algumas categorias de trabalhadores.
Hoje o Instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Finanças que atua num universo de 213 mil pessoas (quase o número de habitantes da cidade de Barueri), distribuídos entre ativos, inativos e pensionistas. O total das contribuições recebidas em agosto de 2009 foi de R$ 129.053.558,54 e o total dos pagamentos feitos, no mesmo período, de R$ 214.617.066,68. Nos quatro primeiros meses de 2009 a Central Técnica de Atendimento atendeu mais de 6.500 pessoas.
Até 2005 o Instituto era responsável apenas pelas pensões por morte, mas, após a publicação da Lei nº 13.973/2005, passou a ser o único órgão gestor de previdência municipal, responsável pela concessão, manutenção e pagamento dos benefícios de aposentadoria e pensão de todos os servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Administração Direta, da Câmara Municipal de São Paulo, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, do Serviço Funerário do Município de São Paulo e do próprio Instituto. Entre os grandes desafios do Instituto está a finalização da transferência das aposentadorias, a capacitação da equipe técnica, a modernização tecnológica e o desenvolvimento de estratégias para o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS.
O RPPS, como determina a legislação previdenciária brasileira, é um seguro coletivo de caráter contributivo para o qual todos contribuem com uma parte de seu salário (11% servidor e 22% patronal), sendo que a filiação é obrigatória.
O objetivo é assegurar aos beneficiários meios indispensáveis de manutenção através da aposentadoria e da pensão por morte aos dependentes econômicos.
Hoje o Instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Finanças que atua num universo de 213 mil pessoas (quase o número de habitantes da cidade de Barueri), distribuídos entre ativos, inativos e pensionistas. O total das contribuições recebidas em agosto de 2009 foi de R$ 129.053.558,54 e o total dos pagamentos feitos, no mesmo período, de R$ 214.617.066,68. Nos quatro primeiros meses de 2009 a Central Técnica de Atendimento atendeu mais de 6.500 pessoas.
Até 2005 o Instituto era responsável apenas pelas pensões por morte, mas, após a publicação da Lei nº 13.973/2005, passou a ser o único órgão gestor de previdência municipal, responsável pela concessão, manutenção e pagamento dos benefícios de aposentadoria e pensão de todos os servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Administração Direta, da Câmara Municipal de São Paulo, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, do Serviço Funerário do Município de São Paulo e do próprio Instituto. Entre os grandes desafios do Instituto está a finalização da transferência das aposentadorias, a capacitação da equipe técnica, a modernização tecnológica e o desenvolvimento de estratégias para o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS.
O RPPS, como determina a legislação previdenciária brasileira, é um seguro coletivo de caráter contributivo para o qual todos contribuem com uma parte de seu salário (11% servidor e 22% patronal), sendo que a filiação é obrigatória.
O objetivo é assegurar aos beneficiários meios indispensáveis de manutenção através da aposentadoria e da pensão por morte aos dependentes econômicos.
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