Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 15 de Setembro de 2009 | Horário: 13:15
Compartilhe:

Metrô completa 35 anos de operação com expansão de linhas

A comemoração dos 35 anos de operação do Metrô da cidade marcou a entrega do 6º trem da Linha 2 - Verde, com capacidade para transportar dois mil passageiros. Entre 2009 e 2012 a Prefeitura investirá R$ 1 bilhão no metrô.
O prefeito de São Paulo e o governador do Estado participaram na tarde desta segunda-feira (14/09) da comemoração dos 35 anos de operação comercial do Metrô da cidade, o mais antigo do país. O evento, realizado na estação Paraíso, marcou a entrega do 6º trem da Linha 2 - Verde, com capacidade para transportar dois mil passageiros. Com quatro linhas em 61,3 km de extensão, 55 estações e 127 trens, o Metrô transporta cerca de 3,3 milhões de pessoas todos os dias. Atualmente, o Metrô passa pela maior expansão da sua história, tendo três linhas em construção (Linha 2 - Verde, Linha 4 - Amarela e Linha 5 - Lilás) e quatro em projeto (Laranja, Prata, Ouro e Branca). A iniciativa está sendo feita em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que repassou R$ 1 bilhão na primeira gestão e investirá o mesmo valor entre 2009 e 2012. Há três décadas que não eram investidos recursos municipais para esta modalidade de transporte público.

Sobre a parceria entre Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado, o prefeito afirmou que "serão feitos mais de 300 quilômetros entre Metrô e rede ferroviária. Os atuais investimentos são algo que talvez não tenha havido em nenhum lugar do mundo em tão pouco tempo". "Sem sombra de dúvida, o único investimento possível para melhorar o trânsito de São Paulo, a médio e longo prazo, é o Metrô e a CPTM modernizada, além do Rodoanel, que é para fazer a ligação entre as estradas sem precisar passar por dentro da cidade de São Paulo", disse o governador.

Na primeira gestão, a Prefeitura repassou ao Governo do Estado recursos para a expansão da Linha 5 - Lilás - que atualmente liga as estações Capão Redondo e Largo 13 e será ampliada até a estação Chácara Klabin, com conexões com as linhas 1 - Azul e 2 - Verde -, para desapropriações no Largo da Batata para preparar a região para receber a Linha 4 - Amarela e para o projeto executivo da futura Linha 6 - Laranja - que interligará a futura estação Brasilândia à atual estação São Joaquim.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo foi fundada em 1968. O primeiro trecho entrou em funcionamento em 14 de setembro de 1974, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Nesta segunda-feira o Metrô chega à marca de 18,9 bilhões de passageiros transportados, quase três vezes a população da Terra. A Prefeitura de São Paulo era sócia majoritária do Metrô até 1982, quando a companhia passou para gestão estadual após fortes investimentos iniciados em 1978.


collections
Galeria de imagens