Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009 | Horário: 12:30
Compartilhe:

Moradores em situação de rua ganham corte de cabelo

O Espaço de Convivência Jardim da Vida Dom Luciano Mendes de Almeida oferece o benefício do corte de cabelo gratuito para seus usuários, realizados por instrutores e alunos do curso de cabeleleiros da Oficina de Geração de Renda do Paif.
Corte de cabelo gratuito para pessoas que vivem nas ruas. Esse é um benefício que o Espaço de Convivência Jardim da Vida Dom Luciano Mendes de Almeida, localizado no Parque Dom Pedro II, oferece a seus usuários, em mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os cortes de cabelo são realizados, de forma voluntária, por instrutores e alunos do curso de cabeleireiros da Oficina de Geração de Renda do Programa de Atenção Integral à Família (Paif). "O objetivo principal da oficina é a cidadania, já que os aprendizes são moradores inscritos no programa da região onde moram", explica Janete Silva, gerente de serviços da unidade Sapopemba I.

Aproximadamente 120 pessoas foram atendidas apenas no primeiro dia, quarta-feira passada. "Não corto o cabelo com um profissional desde o dia de meu casamento", declara um dos freqüentadores, olhando-se ao espelho, satisfeito com o novo visual. O serviço de corte será prestado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.

Inaugurado em julho deste ano, o Jardim da Vida Dom Luciano Mendes de Almeida atende diariamente cerca de 100 moradores de rua que buscam os diversos serviços oferecidos, como as atividades educativas e lúdicas, escrita de cartas, uso de sanitários e chuveiros. Em parceria com a Aliança de Misericórdia, educadores e assistentes sociais comparecem ao equipamento para prestar atendimento, colocando à disposição dos usuários os serviços da rede socioassistencial, como encaminhamento para Centros de Acolhida, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e retorno à cidade de origem. Esses profissionais auxiliam também os freqüentadores a entrar nos programas de transferência de renda da Prefeitura e a obter documentos.

O Espaço de Convivência fica no parque Dom Pedro, na rua Frederico Alvarenga, 1.015, e funciona todos os dias, das 9h às 21h.


collections
Galeria de imagens