Secretaria Especial de Comunicação
Obras garantem mais segurança para o próximo GP de Fórmula 1
O autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, está mais atualizado, moderno e seguro a cada ano, para receber o 38º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece no próximo dia 18 de outubro. As obras feitas vão garantir o sucesso e emoção da disputa nas pistas.
O prefeito de São Paulo vistoriou no último sábado (03/10) as obras executadas no autódromo de Interlagos, durante o simulado oficial para o 38° Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que será realizado no dia 18 de outubro, em São Paulo.
"Parte expressiva dos investimentos nas obras está vinculada à melhoria da segurança do autódromo, em entendimento que foi feito com a FIA. Tenho certeza de que teremos mais um grande Prêmio à altura da tradição brasileira", disse o prefeito.
Desde 2005, as obras garantiram o recapeamento completo da pista, novo hospital de ponta, ampliação e cobertura definitiva do terraço do paddock, troca da cobertura dos boxes, 10 mil lugares em arquibancadas fixas, banheiros em alvenaria, ampliação da pista na entrada dos boxes, melhoria da visibilidade em curvas como o "S" do Senna, novas cabines de rádio e TV, entre outras melhorias.
Neste ano, o foco do simulado foi a segurança dos pilotos, em alguns pontos da pista - única exigência da FIA, que tem se mostrado bastante satisfeita com o circuito. A vistoria teve início com a simulação de um acidente com três carros na entrada dos boxes, demonstrando todos os procedimentos de socorro, com resgate de acidentado, encaminhamento por ambulância e helicóptero para o hospital e, ainda, a retirada dos veículos do local. No fim da simulação, prefeito e autoridades deram uma volta de carro para o reconhecimento da pista. Depois, todos se dirigiram à Torre de Controle, onde, por meio de monitores, o prefeito acompanhou as atividades na pista.
Todo o sistema de concregrama, que há anos substituiu a grama comum no entorno da pista garantindo segurança, está sendo substituído por peças novas e mais modernas. A curva do Café é outro ponto que passa por melhorias.
Uma barreira de pneus será instalada no local, garantindo menor impacto e impedindo que o carro tenha uma derrapagem sinuosa, como poderia acontecer anteriormente. Para a proteção do público, foram instalados 400 metros de grades de 5 metros de altura, desde a subida do Café até a entrada da reta dos boxes.
Outra importante obra feita neste ano foi a reforma da área destinada ao Hospitality Center. Para esta edição a obra ganhou novo piso e dois novos módulos de sanitários fixos. Este espaço poderá ser usado o ano todo como arena para shows.
As obras andam a todo vapor desde julho deste ano. Com verba idêntica à destinada ao evento no ano passado, a Prefeitura de São Paulo, única cidade da América Latina a fazer parte do circuito da F1, está investindo com base em um minucioso e completo estudo de necessidades do esporte em obras de caráter definitivo em detrimento das provisórias.
O resultado dessa empreitada, que teve início em 2005, é um autódromo a cada ano mais atualizado, moderno e seguro, com estruturas permanentes que serão usadas por todas as categorias da velocidade que utilizam o circuito.
O fato sinaliza a busca de um modelo de gestão que garantiu autossustentabilidade ao autódromo de Interlagos em um curto período de tempo. O espaço, que trazia desastrosos prejuízos há mais de 20 anos, apresentou em 2008 seu primeiro balanço positivo.
Importância
Além da importância para o automobilismo nacional, a Prefeitura de São Paulo tem outros grandes motivos para investir anualmente no GP Brasil de Fórmula 1, como o crescimento na arrecadação de ISS e a geração de postos de trabalho e renda para a Cidade com o turismo.
O autódromo recebe, nos três dias do evento, cerca de 140 mil pessoas, entre o público da capital paulista e os visitantes, sejam eles de outras cidades, estados ou países. Toda esta magnitude gera pelo menos 15 mil empregos diretos e indiretos em São Paulo, além de uma renda estimada para 2009 de R$ 260 milhões, um número 13% superior ao registrado no ano passado R$ 230 milhões).
Nova administração
A nova gestão do autódromo de Interlagos, que desde janeiro de 2006 está sob a responsabilidade da São Paulo Turismo, já apresenta resultados. O déficit histórico que o espaço carregava há quase 20 anos foi revertido, com os resultados positivos de 2008, para um lucro de R$ 400 mil.
A previsão para 2009 é que se chegue ao fim do exercício com resultado positivo em torno de R$ 1 milhão.
"Parte expressiva dos investimentos nas obras está vinculada à melhoria da segurança do autódromo, em entendimento que foi feito com a FIA. Tenho certeza de que teremos mais um grande Prêmio à altura da tradição brasileira", disse o prefeito.
Desde 2005, as obras garantiram o recapeamento completo da pista, novo hospital de ponta, ampliação e cobertura definitiva do terraço do paddock, troca da cobertura dos boxes, 10 mil lugares em arquibancadas fixas, banheiros em alvenaria, ampliação da pista na entrada dos boxes, melhoria da visibilidade em curvas como o "S" do Senna, novas cabines de rádio e TV, entre outras melhorias.
Neste ano, o foco do simulado foi a segurança dos pilotos, em alguns pontos da pista - única exigência da FIA, que tem se mostrado bastante satisfeita com o circuito. A vistoria teve início com a simulação de um acidente com três carros na entrada dos boxes, demonstrando todos os procedimentos de socorro, com resgate de acidentado, encaminhamento por ambulância e helicóptero para o hospital e, ainda, a retirada dos veículos do local. No fim da simulação, prefeito e autoridades deram uma volta de carro para o reconhecimento da pista. Depois, todos se dirigiram à Torre de Controle, onde, por meio de monitores, o prefeito acompanhou as atividades na pista.
Todo o sistema de concregrama, que há anos substituiu a grama comum no entorno da pista garantindo segurança, está sendo substituído por peças novas e mais modernas. A curva do Café é outro ponto que passa por melhorias.
Uma barreira de pneus será instalada no local, garantindo menor impacto e impedindo que o carro tenha uma derrapagem sinuosa, como poderia acontecer anteriormente. Para a proteção do público, foram instalados 400 metros de grades de 5 metros de altura, desde a subida do Café até a entrada da reta dos boxes.
Outra importante obra feita neste ano foi a reforma da área destinada ao Hospitality Center. Para esta edição a obra ganhou novo piso e dois novos módulos de sanitários fixos. Este espaço poderá ser usado o ano todo como arena para shows.
As obras andam a todo vapor desde julho deste ano. Com verba idêntica à destinada ao evento no ano passado, a Prefeitura de São Paulo, única cidade da América Latina a fazer parte do circuito da F1, está investindo com base em um minucioso e completo estudo de necessidades do esporte em obras de caráter definitivo em detrimento das provisórias.
O resultado dessa empreitada, que teve início em 2005, é um autódromo a cada ano mais atualizado, moderno e seguro, com estruturas permanentes que serão usadas por todas as categorias da velocidade que utilizam o circuito.
O fato sinaliza a busca de um modelo de gestão que garantiu autossustentabilidade ao autódromo de Interlagos em um curto período de tempo. O espaço, que trazia desastrosos prejuízos há mais de 20 anos, apresentou em 2008 seu primeiro balanço positivo.
Importância
Além da importância para o automobilismo nacional, a Prefeitura de São Paulo tem outros grandes motivos para investir anualmente no GP Brasil de Fórmula 1, como o crescimento na arrecadação de ISS e a geração de postos de trabalho e renda para a Cidade com o turismo.
O autódromo recebe, nos três dias do evento, cerca de 140 mil pessoas, entre o público da capital paulista e os visitantes, sejam eles de outras cidades, estados ou países. Toda esta magnitude gera pelo menos 15 mil empregos diretos e indiretos em São Paulo, além de uma renda estimada para 2009 de R$ 260 milhões, um número 13% superior ao registrado no ano passado R$ 230 milhões).
Nova administração
A nova gestão do autódromo de Interlagos, que desde janeiro de 2006 está sob a responsabilidade da São Paulo Turismo, já apresenta resultados. O déficit histórico que o espaço carregava há quase 20 anos foi revertido, com os resultados positivos de 2008, para um lucro de R$ 400 mil.
A previsão para 2009 é que se chegue ao fim do exercício com resultado positivo em torno de R$ 1 milhão.
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