Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 20 de Outubro de 2009 | Horário: 08:05
Compartilhe:

Nova UBS amplia atendimento de saúde em São Miguel Paulista

Com capacidade para três mil atendimentos por mês, a Unidade Básica de Saúde Parque Paulistano amplia a assistência à saúde nas áreas de pediatria, ginecologia e clínica médica. Ela fica no mesmo prédio da AMA Parque Paulistano.
Um novo equipamento de saúde foi entregue na manhã da última segunda-feira, dia 19 de outubro, pelo prefeito de São Paulo à população de São Miguel Paulista, na Zona Leste da Capital. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Paulistano tem capacidade para três mil atendimentos por mês e amplia a assistência à saúde nas áreas de pediatria, ginecologia e clínica médica. A UBS fica no mesmo prédio da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Parque Paulistano, inaugurada ano passado.

“O atendimento público de saúde em São Miguel melhorou muito e continuará melhorando. A entrega desta UBS faz parte de um projeto muito maior na área da saúde, que contempla reformas e recuperação das áreas antigas, criação de novos equipamentos e implantação e expansão de programas importantes como o Remédio em Casa e o Mãe Paulistana”, disse o prefeito. “Em São Paulo, são sete milhões de pessoas que dependem do serviço publico de saúde e que estão sendo mais bem atendidas”, concluiu.

A nova unidade de saúde conta com três consultórios médicos e um consultório de enfermagem, salas de aplicação de vacina e medicamentos e um espaço para atendimento de assistência social. O local está preparado também para receber e orientar grupos de pacientes portadores de hipertensão e diabetes, além de grupos de controle nutricional, gestantes, aleitamento materno, planejamento familiar e prevenção em doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids).

A população da região já conta com outros serviços de referência. São 15 UBSs, cinco AMAs, um Ambulatório de Especialidades, dois Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) – um adulto e outro infantil –, um Centro de Recuperação Nutricional (Cren), três equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), um Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), um Núcleo de Integração à Saúde Auditiva (Nisa), um Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/Aids e um Centro Odontológico de Especialidades (COE). “É uma estrutura que vem sendo construída e aprimorada ao longo desses últimos anos, para oferecer um serviço de qualidade”, afirmou o secretário da Saúde em exercício.

José Aloizio Brilhante, 57 anos, já pôde conhecer o serviço oferecido na UBS, em funcionamento desde julho. Com dores e “um resfriado”, um sobrinho convenceu-o a ir se consultar na nova unidade, onde foi diagnosticada uma pneumonia e recomendado um tratamento por três semanas. “Sarei, mas fiquei com medo. Agora, qualquer coisinha eu venho aqui, porque o atendimento é bom. Hoje já consegui consulta para ver essa dorzinha no coração”, conta José, que trabalha como pedreiro.

Além do bom atendimento, José destacou a gentileza dos funcionários. Sobraram elogios até para a equipe de segurança: “Venho de bicicleta e o guarda já fala, ‘pode deixar aqui na porta que estou de olho’. Aí a gente fica tranqüilo, né?”, diz.

A UBS Parque Paulistano fica na rua Silveira Pires, 265, Parque Paulistano. Sua equipe de atendimento é formada por dois clínicos, dois ginecologistas, dois pediatras, um assistente social, dois enfermeiros, sete auxiliares de enfermagem, entre outros profissionais.


collections
Galeria de imagens