Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009 | Horário: 14:40
Compartilhe:

Prefeito inaugura EMEF Gilberto Dupas na Vila Nova Cachoeirinha

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Gilberto Dupas, na Vila Nova Cachoeirinha, já atende 140 alunos do ciclo I (6 a 10 anos), das 7h às 12 horas, em cinco salas de aula. A partir de janeiro de 2010, passará a atender mais 800 alunos, em dois turnos.
O prefeito de São Paulo, acompanhado do governador do Estado, inaugurou nesta quinta-feira (22/10) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Gilberto Dupas. A unidade, que fica na avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641, na Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte, já atende 140 alunos do ciclo I (6 a 10 anos), das 7h às 12 horas, em cinco salas de aula. A partir de janeiro de 2010, passará a atender mais 800 alunos, em dois turnos, transferidos da EMEF Clóvis Graciano, que será desativada.

"Desde o início da gestão inauguramos mais de 200 escolas. O investimento em Educação tem sido prioridade da nossa administração", afirmou o prefeito. "Nessa oportunidade, estamos homenageando Gilberto Dupas, um extraordinário homem público. E a melhor homenagem que poderia ser dada a Gilberto é em uma escola, que traduz tudo aquilo que ele foi e fez durante sua vida", concluiu o prefeito.

Gilberto Dupas, destacado estudioso do capitalismo, foi vice-presidente do Banespa, presidente da Caixa Econômica Estadual e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado. Foi também um dos idealizadores do Placar das Diretas, painel colocado na Praça da Sé que procurava induzir os políticos a declarar seu voto, apesar de secreto. Dupas presidia o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais e coordenava o Grupo de Conjuntura Internacional da USP.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos familiares do homenageado, morto em 17 de fevereiro deste ano. O prefeito e o governador entregaram flores para Margarida Dupas, viúva do patrono da EMEF, e sua filha Mariana. As duas retribuíram a lembrança com exemplares de livros escritos do Gilberto Dupas. "Desde jovem, uma das preocupações de Gilberto era batalhar para entregar um mundo melhor às novas gerações, e a escola é o lugar aonde isso começa a acontecer", agradeceu Margarida.

A EMEF, de três andares, conta com 15 salas de aula, sala de leitura, de informática e laboratório, lavanderia, refeitório, cozinha, e banheiros para pessoas com acessibilidade reduzida. Um diferencial do projeto é a quadra poliesportiva coberta construída no último pavimento. Há também uma quadra descoberta, na parte externa da unidade.


collections
Galeria de imagens