Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009 | Horário: 08:32
Compartilhe:

Medicamento para prevenir sequelas do derrame é oferecido

São Paulo é uma das cidades pioneiras na introdução do medicamento, para os casos de AVC isquêmico, na rede pública de saúde. Nesta quinta-feira (29/10) será realizado um Fórum, para celebrar o Dia Internacional de Combate ao AVC.
A ação primordial para salvar uma pessoa que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é a rápida identificação do problema e o socorro imediato. Por isso, é fundamental que a população esteja bem informada sobre os sintomas da doença e o sistema de saúde disponibilize os recursos necessários para minimizar os efeitos causados pelo AVC.

Além de contar com a mais avançada central de atendimento Samu (192) da América Latina, São Paulo é uma das cidades pioneiras na introdução do medicamento que previne seqüelas para os casos de AVC isquêmico em sua rede pública de saúde.

A medicação, se ministrada no paciente até quatro horas após a ocorrência do derrame, consegue evitar o surgimento de seqüelas em 60% dos casos isquêmicos - que representam 84% das ocorrências totais de AVC.

Em suas duas formas, isquêmico (quando existe obstrução de artéria) e hemorrágico (quando o sangue extravasa os vasos sangüíneos), o AVC é a principal causa de morte no Brasil, a segunda no Estado de São Paulo e está entre as três principais causas de óbito no mundo.


Fórum de combate ao AVC

Nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) celebra o Dia Internacional de Combate ao AVC com o I Fórum Municipal de Combate ao AVC. Durante o evento, realizado em parceria com a Sociedade Israelita Beneficente Albert Einstein, profissionais da saúde municipal terão a oportunidade de explorar as novidades sobre o tema, debater as estatísticas da doença, além de conhecer o protocolo e as ações da SMS na área. Nos prontos-socorros, serão distribuídos aos usuários folhetos com informações sobre os sintomas do AVC e instruções que conscientizam sobre a importância de procurar rápido atendimento médico.

Os hospitais municipais referência para o tratamento de AVC isquêmico são: Hospital Municipal (HM) Dr. Alípio Correia Neto (Ermelino Matarazzo), HM Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé), HM Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) e HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara). Em breve, mais três hospitais da rede municipal farão parte do protocolo municipal.


Serviço

1º Fórum Municipal de Combate ao AVC
Data:
29 de outubro
Horário: 9h às 12h
Local: HM Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim)
Endereço: Estrada de M'Boi Mirim, 5.203 - Jardim Ângela, Zona Sul


collections
Galeria de imagens