Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009 | Horário: 08:34
Compartilhe:

Atletas de alto rendimento recebem Centro de Medicina Esportiva

O corpo clínico especializado em medicina esportiva, no Centro Olímpico de Treinamento, foi inaugurado já como planejamento para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Serão 30 profissionais para atendimento de 900 atletas de alto rendimento.
De olho nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou, na última terça-feira (03/11) o Centro de Excelência de Medicina do Esporte, corpo clínico especializado em medicina esportiva que passa a atuar no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), órgão ligado à Secretaria Municipal de Esportes, localizado em Moema, Zona Sul. Com cerca de 700 m², a unidade recebeu o nome Caio Pompeu de Toledo, em homenagem ao secretário municipal e estadual de Esporte de São Paulo, falecido em 1994. A entrega foi feita pelo prefeito de São Paulo, acompanhado pelos secretários municipais de Esportes, da Saúde, do Meio Ambiente e do presidente da São Paulo Turismo (SPTuris).

Iniciativa pioneira na América Latina, o Centro de Excelência de Medicina do Esporte terá 30 profissionais de diversas áreas para atendimento dos 900 atletas de alto rendimento que treinam no COTP atualmente. A estrutura conta com salas multiuso, de enfermagem, eletrocardiograma, esterilização, consultórios (ginecologia, ortopedia, cardiologia, medicina esportiva, pediatria, endocrinologia, assistência social e odontologia) e vestiários, além dos departamentos de fisiologia e fisioterapia, já existentes.

O centro é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes (Seme) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de um convênio com a Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O investimento é de R$ 593,5 mil.

“É mais um passo que a cidade de São Paulo dá no sentido de oferecer melhores oportunidades aos jovens que querem praticar esportes, em especial o olímpico. Esta parceria com a Unifesp nos dá a oportunidade de acompanhar melhor o desempenho dos jovens, e com o Centro de Excelência de Medicina Esportiva eles conseguirão desenvolver melhor seu talento. Com isto ganham todos, em especial o Brasil, que precisa se estruturar para disputar as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016”, disse o prefeito.

O objetivo é dar apoio científico às modalidades esportivas, por meio do atendimento clínico e cirúrgico e acompanhamento dos atletas nas áreas de Medicina do Esporte, Traumatologia e Reabilitação. O COTP é pioneiro na América Latina, ao trabalhar com equipe multidisciplinar e especialista em Medicina do Esporte.

“A Olimpíada é uma conquista brasileira. Sendo assim, a cidade de São Paulo contribuirá com o País, principalmente no que diz respeito ao investimento em esporte de alto rendimento. Esta unidade vai proporcionar trabalho afinado entre as áreas médica e técnica, um dos grandes segredos para a formação de campeões”, afirma o secretário municipal de Esportes.

"O novo Centro de Excelência chega para acompanhar a evolução pela qual o Centro Olímpico passou nos últimos anos. Nossos atletas, a partir de agora, poderão contar com um trabalho melhor na prevenção de lesões e no acompanhamento clínico diário”, explica Magic Paula, diretora do COTP.

Os atendimentos serão realizados nas áreas de cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, fisioterapia e nutrição, e serão complementados com os profissionais de odontologia, psicologia e enfermagem, já existentes no COTP. As consultas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com plantões nos fins de semana, e no ambulatório de Medicina do Esporte da Unifesp.

O Centro de Excelência é ainda parceiro do Hospital São Paulo, para todos os casos de encaminhamentos de urgências e emergências, e do Hospital Dante Pazzanese, para diagnósticos cardíacos.

No momento, o COTP oferece treinamento a cerca de mil jovens entre 7 e 17 anos, em dez modalidades: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei. Somente em 2009, o COTP já revelou cerca de 60 atletas e treinadores para as seleções brasileiras, estaduais e regionais em diversas categorias e modalidades.

O COTP é o único centro esportivo público do País voltado para a formação de atletas. Entre 2007 e 2008, o local passou por diversas reformas: a pista foi ampliada de seis para oito raias e ganhou novo piso; o campo recebeu melhoras de drenagem e iluminação; os pisos das quadras foram substituídos por madeira flexível, de acordo com os padrões internacionais; a piscina foi reformada; e a área destinada à luta olímpica e judô ganhou um dojo olímpico, com nova iluminação.


collections
Galeria de imagens