Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009 | Horário: 17:12
Compartilhe:

Exposição relembra a Guerra dos Emboabas

A Casa do Bandeirante recebe a partir do dia 7 de novembro a exposição ''Guerra dos Emboabas – 300 anos depois''. A mostra traçará um painel sobre o conflito ocorrido no Brasil, abordando temas como a fauna e a flora da região e os tipos de mineração da época.
Tema tratado pela história e por diversas linguagens artísticas, o Mito do Eldorado, que engloba as lendas concebidas por exploradores europeus no início da colonização das Américas, é o ponto de partida da exposição Guerra dos Emboabas – 300 anos depois, inaugurada, dia 7 de novembro, na Casa do Bandeirante.

A mostra traça um painel sobre o conflito ocorrido no Brasil, entre 1707 e 1709, que contrapôs interesses de portugueses e bandeirantes paulistas na disputa pelo direito de explorar as jazidas de ouro descobertas em Minas Gerais. O episódio histórico ficou conhecido como Guerra dos Emboabas.

Leonardo José Magalhães Gomes, historiador e curador da exposição, conta que a idéia surgiu a partir das comemorações dos 300 anos do fim do embate. “A Guerra dos Emboabas é um exemplo importante do contexto político e da diversidade étnica, cultural e social que marcaram os primeiros anos da história mineira.”

O visitante pode conferir diversos módulos que tratam vários temas sobre o conflito, entre eles os aspectos do território, da fauna e flora, os caminhos para Minas, os tipos de mineração e os próprios emboabas. “A inexistência de monumentos da época que demonstrassem a maneira de viver, aliada à ausência de imagens que nos ajudassem a entender os equipamentos e hábitos, fez com que buscássemos roteiros e mapas de outros períodos para dar ao visitante uma idéia da vida dos personagens envolvidos no episódio”, revela o curador.

Gomes comenta que, para suprir essa lacuna, a mostra reuniu imagens de viajantes europeus que estiveram no Brasil no século 19 e produções de artistas atuais. Assim, a exposição conta com trabalhos de Debret; com criações da aquarelista Julia Bianchi, que concebeu representações dos episódios principais do conflito; ilustrações do desenhista José Octávio Cavalcanti sobre as construções existentes nas cidades mineiras do período colonial; e imagens do fotógrafo Pedro David, que registrou as paisagens nas quais, há 300 anos, ocorreram os confrontos mais significativos.

Agendamento de visita orientada para grupos pelo site: www.museudacidade.sp.gov.br.

Serviço

Guerra dos Emboabas – 300 anos depois
Data: de 7 de novembro a 27 de junho de 2010
Horário: das 9h às 17h (de terça a domingo)
Local: Casa do Bandeirante
Endereço: Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã
Telefone: 3031-0920
Grátis


collections
Galeria de imagens