Secretaria Especial de Comunicação
Teatro Cacilda Becker será reaberto, após reforma e ampliação
Reformado e ampliado, o Teatro Cacilda Becker, na Lapa, reabre nesta sexta-feira (20/11) para o público, com a apresentação da peça Apontotchekhov, inspirado no livro Carta a Suvórin, de Anton Tchekhov. A solenidade oficial de reabertura ocorreu na terça-feira, com a presença da vice-prefeita, do secretário municipal de Cultura, e da filha e do neto de Cacilda Becker, Clara Becker e Guilherme Becker Fleury. A Secretaria Municipal de Cultura investiu R$ 4,5 milhões para a modernização do teatro, com o objetivo de colocá-lo no mesmo nível das principais casas de espetáculo da Cidade.
O teatro retoma suas atividades em um ano simbólico. Em junho completaram-se 40 anos da morte de Cacilda Becker, considerada uma das melhores atrizes do teatro brasileiro de todos os tempos. No ano passado, a casa completou 20 anos de existência, sem nunca ter passado por uma grande reforma. Agora o espaço, revitalizado, é entregue ao público.
O espetáculo Apontotchekhov, que marca sua reabertura, fica em cartaz com curta temporada, de amanhã a domingo. A direção é de Fernando Neves, conhecido por seu trabalho com a Cia. Os Fofos Encenam. Aos sábados e domingos, será encenada a peça infantil Peter Pan e Wendy, da Cia. Le Plat du Jour.
Dança coreana
Em comemoração dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Coréia, o teatro apresenta a mostra Semana Brasil-Coréia de Dança. A programação traz, pela primeira vez ao País, grupos coreanos que se dedicam à pesquisa de movimento e à linguagem contemporânea de dança. Apresentam-se as companhias Park na hoon, com o espetáculo About Three Airs; Lee Tae-sang D.T.1., com The Dog Floating in the Sky; Sungsoo Ahn Pick-up Group, com Mating Dance; e Ahn Aesoon Dance Company, com Circle – After the Other.
Em dezembro, a predominância é de espetáculos teatrais de várias regiões do País, como Curitiba e Rio de Janeiro, além de atrações musicais. Entre os trabalhos apresentados estão Romeu e Julieta, com montagem inovadora e parceria inédita entre os diretores Nena Inoue e Maurício Vogue; e A Casa, encenação concebida a partir da livre adaptação da obra A Casa de Bernarda Alba, escrita por Federico García Lorca.
Também em dezembro, Lulina e Marcelo Jeneci, Bruno Morais e Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz e Iara Rennó embalam o público com repertório formado por canções de seus respectivos álbuns.
O Teatro Cacilda Becker
A reforma consistiu em quatro intervenções principais: no palco, na caixa cênica e na acessibilidade e no paisagismo. A maior delas ocorreu no palco, de onde foram removidos os camarins que ocupavam parte da boca de cena, criando-se nova caixa cênica com coxias, urdimento e varandas. A intervenção ampliou o espaço cênico, que traz os recursos técnicos necessários para as novas apresentações. A altura foi ampliada de seis para 11 metros, possibilitando o incremento no número e na capacidade das varas cênicas, o que permitirá maior amplitude na cenografia e iluminação.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, investe R$ 10,22 milhões para a reforma dos teatros Flávio Império, Alfredo Mesquita, Artur Azevedo, Paulo Eiró, João Caetano, Martins Pena e Décio de Almeida Prado, incluindo a modernização do Cacilda Becker. Os auditórios das bibliotecas Paulo Setubal (Zona Leste) e Prestes Maia (Zona Sul) também serão transformados em teatro. A Secretaria Municipal de Cultura prevê, ainda, a construção de novo teatro na região de Vila Prudente.
A atriz Cacilda Becker
Em 30 anos de carreira, Cacilda Becker participou de mais de 60 montagens. Ao lado de Paulo Autran, Nydia Lícia, Sérgio Cardoso e outros atores, ela integrou o elenco permanente do emblemático Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), fundado em 1948 por Franco Zampari. Em maio de 1969, enquanto encenava, ao lado do marido Walmor Chagas, o clássico de Samuel Becket, Esperando Godot, Cacilda sofreu um derrame cerebral e morreu pouco mais de um mês depois, aos 48 anos de idade.
Serviço:
Teatro Cacilda Becker (195 lugares – 8 lugares exclusivos para portadores de necessidades especiais).
Endereço: rua Tito, 295 – Lapa - Telefone: 3864-4513
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk