Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009 | Horário: 18:02
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Prefeito acompanha anúncio de início das obras de extensão do Expresso Tiradentes

Foi anunciado nesta segunda-feira (23/11) o início das obras de prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô, no trecho da V. Prudente até Cid. Tiradentes. O investimento na obra será de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão do Governo do Estado e R$ 1 bilhão da Prefeitura de São Paulo.
O prefeito de São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (23/11) o anúncio de início das obras de prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô, no trecho da Vila Prudente até Cidade Tiradentes, extremo da Zona Leste, feito pelo governador do Estado. O investimento total na obra será de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão do Governo do Estado e R$ 1 bilhão da Prefeitura de São Paulo. O projeto faz parte da ampliação do Expresso Tiradentes, que sai do Parque Dom Pedro II e hoje chega ao Sacomã, região do Ipiranga, Zona Sul. A meta é estender o transporte do Centro até Cidade Tiradentes.

O prolongamento da Linha 2-Verde traz para a cidade um novo conceito de metrô, o monotrilho. O trem funcionará com tração elétrica e correrá sobre pneus, circulando numa via elevada de 12 a 15 metros de altura, dependendo do trecho. Quando a obra estiver concluída, o usuário do transporte público fará em 50 minutos o trajeto que hoje consome 2 horas.

As obras do prolongamento da Linha 2-Verde estão divididas em três fases. A primeira compreende o trecho entre Vila Prudente e Oratório, terá 2,4 km de extensão e será entregue em 2010. A segunda, até São Mateus, tem previsão de entrega para 2011 e compreende as estações São Lucas, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, num total de 10,4 km. A terceira e última, de São Mateus até Cidade Tiradentes, abrange as estações Jardim Colonial, Iguatemi, Jequiriçá, Bento Guelf, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, com 11 km.

A conclusão de toda a linha está prevista para 2012. Ao todo, haverá 17 novas estações nos 23,8 km de extensão. A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários diariamente entre o trecho Vila Prudente-Cidade Tiradentes.

O monotrilho reduz a necessidade de desapropriações por inserir-se no eixo das avenidas. Áreas adicionais são requeridas apenas nos acessos às estações. Como a via é totalmente segregada, não há interferência no sistema viário. O projeto é extremamente amigável ao meio ambiente, por utilizar tração elétrica (não emite gases), pneus (baixo nível de ruído) e estruturas delgadas e leves (menos impacto visual).

O prefeito disse que o Expresso Tiradentes representa uma das soluções de transporte em São Paulo. "É um corredor na forma de metrô, sem cruzamentos, que passará por diversos bairros da Zona Leste até chegar em Cidade Tiradentes, de uma maneira rápida e confortável. O que era um projeto inacabado se transformou na grande solução do transporte em São Paulo", afirmou.

O governador do Estado destacou que essa obra vai proporcionar um impacto positivo direto na vida das pessoas, além de um grande impulso econômico para toda a região. Ele recordou que, quando fez o trajeto de ônibus do centro até Cidade Tiradentes, havia cerca de 100 paradas e o tempo da viagem era de 3 horas e 30 minutos. "Com esse Metrô Leve o tempo será reduzido para cerca de 50 minutos. Por aqui irão circular 54 trens que vão transportar 540 mil pessoas por dia", assinalou. Ele ainda ressaltou o valor de R$ 1 bilhão repassado pela Prefeitura para a execução da obra. "Em nenhum outro lugar, as prefeituras estão participando de obras em parceria com o metrô. A participação da Prefeitura de São Paulo é alta. Isso, alguns anos atrás, era impossível", salientou.

Pela primeira vez, quatro frentes de obra do Metrô estão sendo executadas ao mesmo tempo: Linha-5 Lilás (Largo 13-Chácara Klabin), Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), Linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e prolongamento da Linha 2 de Vila Prudente a Cidade Tiradentes.

Principais características do sistema de monotrilho:

- A capacidade mínima de cada trem será de 1.000 passageiros
- A extensão das plataformas das estações será de aproximadamente 90 metros
- O trecho da Vila Prudente até Cidade Tiradentes será em elevado
- As portas dos carros terão largura similar às dos atuais trens do Metrô, facilitando a entrada e a saída dos passageiros
- A velocidade e o intervalo entre composições serão similares aos das demais linhas do Metrô, e as vias serão totalmente segregadas
- O método construtivo empregará peças pré-moldadas, o que reduz o impacto da obra durante a execução


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