Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009 | Horário: 11:04
Compartilhe:

Centro de Referência do Idoso promove sua 5ª Mostra Cultural

A 5ª Mostra Cultural, realizada pelo Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci@), exibirá o conteúdo das oficinas realizadas pela entidade no segundo semestre deste ano, nesta sexta-feira (04/12), das 10h às 17h.
O Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci@), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nesta sexta-feira (04/12), das 10h às 17h, a 5ª Mostra Cultural, evento que exibirá o conteúdo das oficinas realizadas pela entidade no segundo semestre deste ano.

Um dos pontos altos é o desfile O Fantástico Imaginário em Arthur Bispo do Rosário, desenvolvido pelo Grupo de Moda do Creci@. A idéia é uma homenagem dupla: pelo centenário de nascimento e pelos 20 anos da morte do artista plástico, que viveu numa colônia psiquiátrica carioca e desenvolveu obras com lixo hospitalar, tornando-se artista plástico respeitado pelos críticos especializados. “Freqüento a oficina há dois anos e sinto-me muito bem, porque é muito alegre. Já realizamos desfiles em várias cidades, baseados em Carmen Miranda, Salvador Dali e Frida Kahlo”, diz a aluna Rosa Barbosa.

A coleção que homenageia o Bispo foi inspirada em sua obra principal, Manto da Apresentação, sob a orientação de Fabiano Menna, figurinista, arte-educador e professor universitário. “O pessoal da terceira idade é muito criativo. Possui experiência de vida, que é muito importante e reflete tanto no trabalho e como na auto-estima”, comenta.

Atividades relacionadas a outras oficinas também agitarão o dia do Creci@, como ioga, tai chi pai lin, alongamento, xadrez, artesanato, dobraduras de origami, pintura, capoeira e afromix, violão, cordel, contação de histórias, coral, dança sênior, dança espanhola, percussão, teatro, aulas de francês, sapateado e dança de salão.


O artista Bispo do Rosário

Arthur Bispo do Rosário, descendente de escravos, nasceu em Japaratuba, Sergipe, em 5 de outubro de 1909. Viveu cinco décadas como interno, diagnosticado como esquizofrênico, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. No início dos anos 60, trabalhou como “faz-tudo” em uma clínica pediátrica, onde morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção artística. Em 1969, voltou para a Colônia, onde ficou até a sua morte, em 1989. Seu histórico mostra que, mesmo em condições adversas, ele pôde demonstrar com sua arte a capacidade criadora do ser humano. Bordou o “Manto da Apresentação” durante 30 anos, tempo em que permaneceu interno. A matéria-prima utilizada em suas criações advinda do lixo recolhido no hospital, retalhos e restos de pano que eram desfiados e posteriormente usados em seus bordados.


Sobre o Creci@

Cerca de 8.000 idosos oriundos de diversos locais da Cidade circulam mensalmente nas 31 oficinas oferecidas no Creci@. Elas são pautadas nos aspectos biopsicossociais do envelhecimento, aplicadas por técnicos, buscando a promoção do envelhecimento ativo e a manutenção da capacidade funcional por meio das mais diversas atividades, todas gratuitas.


Serviço

5ª Mostra Cultural do Creci@
Data:
4 de dezembro de 2009
Horário: das 10h às 17h
Local: Creci@
Endereço: Rua Formosa, 215, Vale do Anhangabaú
Fone: 3256-2291 ou 3259-4335.
Grátis


collections
Galeria de imagens