Secretaria Especial de Comunicação
Projeto do Monotrilho é premiado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo
O Instituto de Engenharia de São Paulo promove nesta sexta-feira (11/12), às 19h30, a cerimônia de entrega do prêmio anual aos Melhores Trabalhos Técnicos de 2009. A SPTrans vai ser homenageada e receberá o prêmio pelo trabalho "Monotrilho Jardim Ângela/Santo Amaro".
O Instituto de Engenharia de São Paulo promove nesta sexta-feira (11/12), às 19h30, a cerimônia de entrega do prêmio anual aos Melhores Trabalhos Técnicos de 2009. Nesta data, a São Paulo Transportes (SPTrans) vai ser homenageada e receberá o prêmio de Distinção pelo trabalho "Monotrilho Jardim Ângela/Santo Amaro", que foi apresentado aos engenheiros do Instituto no último dia 15 de outubro.
Na oportunidade os técnicos da empresa fizeram uma apresentação do projeto que introduz o novo sistema de média capacidade de transporte coletivo em São Paulo. Ao fim de cada ano, o Instituto de Engenharia avalia diversos trabalhos técnicos e seleciona os de maior relevância sob os aspectos de concepção, inovação e impacto da obra.
"O Monotrilho da Zona Sul foi escolhido por ser um projeto bem fundamentado com uma abordagem nova da organização e solução de problemas de mobilidade urbana", explica o vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto, engenheiro Marcelo Rozemberg.
O projeto
O projeto do Monotrilho da Zona Sul prevê 34 km de monotrilhos, nas áreas de maior necessidade da Zona Sul, atendendo a mais de 1,5 milhão de passageiros, partindo em duas direções. Uma ligando o novo terminal Jardim Ângela ao Largo 13, em Santo Amaro, e, posteriormente, até a Vila Olímpia próximo a estação Vila Olímpia da CPTM. A outra, partindo igualmente do Novo Terminal Jardim Ângela indo até a Vila Sônia, integrando com a linha 4 do Metrô, e passando pelo Capão Redondo, também na Zona Sul.
O Monotrilho tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema municipal de transporte coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, sem sofrer interferências do trânsito. O novo meio de transporte é capaz de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, com implantação mais rápida do que o Metrô e com menor custo.
Monotrilho
O Monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Um monotrilho pode usar trens de quatro, seis ou oito vagões, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos que os do Metrô, e atingem velocidade de até 80 km/h.
É o único modelo de transporte no qual a via possui largura inferior a do veículo, o que além de exigir menos desapropriações contribui para sua melhor inserção na cidade.
Cada trem do monotrilho que deverá ser implantado em São Paulo tem capacidade para circular com até 6 vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio, podendo transportar mais de 30 mil passageiros por hora. O sistema permitirá também uma completa integração com outros meios de transporte, aumentando e melhorando a mobilidade da população. Com estrutura leve, o Monotrilho gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas, tanto do ponto de vista físico, quanto arquitetônico.
O Monotrilho é movido à energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima.
Serviço
Cerimônia de entrega do prêmio anual aos Melhores Trabalhos Técnicos de 2009
Data: 11 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Sede do Instituto de Engenharia de São Paulo
Endereço: Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana
Na oportunidade os técnicos da empresa fizeram uma apresentação do projeto que introduz o novo sistema de média capacidade de transporte coletivo em São Paulo. Ao fim de cada ano, o Instituto de Engenharia avalia diversos trabalhos técnicos e seleciona os de maior relevância sob os aspectos de concepção, inovação e impacto da obra.
"O Monotrilho da Zona Sul foi escolhido por ser um projeto bem fundamentado com uma abordagem nova da organização e solução de problemas de mobilidade urbana", explica o vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto, engenheiro Marcelo Rozemberg.
O projeto
O projeto do Monotrilho da Zona Sul prevê 34 km de monotrilhos, nas áreas de maior necessidade da Zona Sul, atendendo a mais de 1,5 milhão de passageiros, partindo em duas direções. Uma ligando o novo terminal Jardim Ângela ao Largo 13, em Santo Amaro, e, posteriormente, até a Vila Olímpia próximo a estação Vila Olímpia da CPTM. A outra, partindo igualmente do Novo Terminal Jardim Ângela indo até a Vila Sônia, integrando com a linha 4 do Metrô, e passando pelo Capão Redondo, também na Zona Sul.
O Monotrilho tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema municipal de transporte coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, sem sofrer interferências do trânsito. O novo meio de transporte é capaz de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, com implantação mais rápida do que o Metrô e com menor custo.
Monotrilho
O Monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Um monotrilho pode usar trens de quatro, seis ou oito vagões, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos que os do Metrô, e atingem velocidade de até 80 km/h.
É o único modelo de transporte no qual a via possui largura inferior a do veículo, o que além de exigir menos desapropriações contribui para sua melhor inserção na cidade.
Cada trem do monotrilho que deverá ser implantado em São Paulo tem capacidade para circular com até 6 vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio, podendo transportar mais de 30 mil passageiros por hora. O sistema permitirá também uma completa integração com outros meios de transporte, aumentando e melhorando a mobilidade da população. Com estrutura leve, o Monotrilho gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas, tanto do ponto de vista físico, quanto arquitetônico.
O Monotrilho é movido à energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima.
Serviço
Cerimônia de entrega do prêmio anual aos Melhores Trabalhos Técnicos de 2009
Data: 11 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Sede do Instituto de Engenharia de São Paulo
Endereço: Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana
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