Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009 | Horário: 11:20
Compartilhe:

Projeto de leitura e escrita estimula a formação de jovens escritores

A Diretoria Regional de Educação (DRE) do Jaçanã criou o projeto ''Vem que eu te conto'', que estimulou o desenvolvimento da redação nos estudantes dos Ciclos I e II. O concurso de redação teve a mentira como tema.
Um concurso de redação sobre mentiras movimentou as escolas municipais da Zona Norte. O resultado dessa “disputa” entre os estudantes está além dos prêmios entregues a alunos e professores. Um trabalho extenso preparou os docentes e fez com que os alunos aprimorassem a capacidade de escrever.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) do Jaçanã/ Tremembé, na Zona Norte da Cidade, criou o projeto Vem que eu te conto, que estimulou o desenvolvimento da redação nos estudantes dos Ciclos I e II. Para que esse trabalho pudesse ser desenvolvido com os alunos, 80 professores de língua portuguesa das 40 EMEFs da Diretoria foram capacitados.

Com o ambiente escolar e professores preparados para estimular os jovens, o concurso foi realizado nas escolas da região. Foram escritos pelos estudantes contos e crônicas com o tema Que mentira!. Durante dois meses, cada escola desenvolveu o projeto e, no fim da primeira etapa, 53 textos foram selecionados.

Além de fazer parte de uma apostila – que está em todas as escolas da região, passando pelas mãos de alunos, professores, coordenadores e orientadores de sala de leitura –, esses textos ficaram disponíveis no site da DRE Jaçanã/Tremembé e toda a comunidade escolar pode votar, elegendo os três melhores textos do Ciclo I e os seis melhores do Ciclo II.

Os alunos que conquistaram as primeiras colocações foram premiados. Esther Cristina da Silva, que ficou em primeiro lugar no Ciclo I, recebeu um MP4 player e Gabriela Dantas, vencedora do Ciclo II, foi contemplada com um notebook. As professoras das duas alunas também ganharam um MP4 player cada uma.

collections
Galeria de imagens