Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008 | Horário: 13:15
Compartilhe:

GP Brasil foi 2º evento esportivo de maior audiência em 2007

A corrida do Grande Prêmio em Interlagos, em 21 de outubro, teve uma audiência média de 78 milhões de pessoas. Espanha, Itália e Hungria foram os países que mais acompanharam a corrida. O primeiro lugar da pesquisa ficou com o Superbowl, final da Liga de Futebol Americano, entre o Chicago Bears e o Indianapolis Colts.
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 de 2007, realizado no autódromo municipal José Carlos Pace, em São Paulo, foi o segundo evento esportivo de maior audiência no mundo no ano. É o que revela pesquisa conduzida pela consultoria internacional Initiative Sports Futures e divulgada esta semana pela agência de notícias BBC Brasil.

A corrida do Grande Prêmio em Interlagos, em 21 de outubro, teve uma audiência média de 78 milhões de pessoas. Espanha, Itália e Hungria foram os países que mais acompanharam a corrida. Os organizadores da pesquisa afirmam que o GP Brasil ganhou interesse mundial porque três competidores (Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen) chegaram à prova, última corrida do ano, com chance de ganhar o campeonato.

O primeiro lugar da pesquisa ficou com o Superbowl, final da Liga de Futebol Americano, disputado entre o Chicago Bears e o Indianapolis Colts. A partida teve uma média de 97 milhões de espectadores - 90% da audiência estava concentrada nos Estados Unidos. Em terceiro ficou a final da Copa dos Campeões da Europa, disputada entre Milan e Liverpool, com média de 72 milhões de telespectadores.

A audiência média dos três eventos foi mais do que o dobro da audiência registrada entre os três primeiros lugares de 2006. A lista continua com a final da Copa Mundial de Rúgbi, na quarta posição e 33 milhões de espectadores em média. Empatados em quinto lugar estão dois eventos com média de 24 milhões de espectadores: a final dos 100m masculinos do Campeonato Mundial de Atlestismo, no Japão, e a final do campeonato norte-americano de beisebol.

A pesquisa também considerou a quantidade de pessoas que assistiram a apenas partes das competições. Nesse caso, o GP Brasil apareceria como o evento esportivo mais visto do ano, com 152 milhões de telespectadores.

Com o aumento do número de espectadores de eventos esportivos, os organizadores da pesquisa acreditam que os investimentos na área vão aumentar.

collections
Galeria de imagens