Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Programa ''Córrego Limpo'' está recuperando o Ponte Rasa

O programa Córrego Limpo eliminou três pontos de lançamento de esgoto em galerias pluviais. Estima-se que as obras do programa sejam responsáveis por 820 mil litros de esgoto que estão deixando de desaguar no córrego por dia e estão sendo encaminhados à Estação de Tratamento de Esgotos.
O córrego Ponte Rasa está ficando cada vez mais limpo. Uma nova intervenção da Sabesp, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, acaba de eliminar três pontos de lançamento de esgoto em galerias pluviais.

Com essa obra de interligação no coletor-tronco Ponte Rasa, que fica na bacia do Tiquatira, nos bairros da Penha e Ermelino Matarazzo, Zona Leste, calcula-se que aproximadamente 820 mil litros de esgoto estão deixando de desaguar no córrego por dia e estão sendo encaminhados à Estação de Tratamento de Esgotos Parque Novo Mundo, reduzindo o mau cheiro e a proliferação de insetos nas imediações do Ponte Rasa.

Pensando na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de São Paulo e a Sabesp estão trabalhando na despoluição de 42 córregos espalhados pela capital paulista, só nessa primeira etapa.

As melhorias não param. Em dez meses de trabalho, o programa Córrego Limpo, lançado em março de 2007, já recuperou sete córregos: Carandiru/Carajás, próximo ao Parque da Juventude, Tenente Rocha, perto do Campo de Marte e Horto Florestal - Ciclovia, nas proximidades da pista de caminhada do parque, em Santana; Charles de Gaulle, em Pirituba; Invernada e Parque do Cordeiro, em Santo Amaro, e Caxingui, no Butantã.

"Um dos principais fatores para que o Programa Córrego Limpo continue tendo sucesso é a parceria da Prefeitura com a comunidade, principalmente por meio dos projetos de educação ambiental em escolas municipais, estaduais e também particulares da capital paulista. O programa de despoluição precisa sempre estar atrelado à participação das pessoas que vivem no entorno desse córrego, conscientizando asociedade e alertando para a importância da regularização da rede de esgoto. Atitudes simples como não jogar materiais domésticos nos rios, não abandonar lixo nas ruas ou em locais próximos às águas são fundamentais para manter os córregos limpos", afirma o prefeito de São Paulo.

O Programa

A revitalização e a despoluição dos córregos estão sendo realizadas por meio de ações como a de aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário e limpeza do entorno.

O trabalho da Sabesp neste programa é de executar obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos, além da manutenção e monitoramento das redes existentes. As 18 subprefeituras que participam do processo estão fazendo a limpeza mecânica e manual dos córregos; a contenção e manutenção das margens e a verificação de eventuais interferências na rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias). São responsáveis ainda pela fiscalização das ligações de esgotos, notificações e multas aos imóveis que não estiverem corretamente ligados à rede coletora, intimando o responsável a regularizar sua situação.

Ainda que não sejam diretamente aproveitados para o abastecimento de água, os córregos interferem muito nas condições de saúde e saneamento. Nas enchentes, as águas da chuva se misturam com esgotos não tratados, agravando os riscos e danos aos moradores das áreas atingidas.

A poluição da água pode ser também a causa de doenças de veiculação hídrica, proliferação de insetos, além de trazer outros incômodos, como o mau cheiro.

Mais do que despoluir e manter os córregos limpos, a parceria entre Prefeitura e Sabesp trabalha na conscientização e educação ambiental da população diretamente beneficiada pelo programa.

Para manter limpos os córregos que já foram despoluídos e evitar novas invasões nas margens, a alternativa encontrada foi a construção de parques lineares, com quadras poliesportivas, pistas para caminhadas, ciclovias, mesas para jogos, pistas de skate e muita área verde. Ao todo serão 15 parques construídos ao longo dos córregos.


collections
Galeria de imagens