Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008 | Horário: 10:25
Compartilhe:

Secretaria da Saúde começa obras de nova UBS em Itaquera

Após 20 anos de espera chega a Zona Leste mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A nova unidade será construida no Conjunto Habitacional Águia de Haia, na rua Tantas Palavras, em Itaquera. No mesmo local funcionará também uma AMA. Mais de 30 mil moradores serão beneficiados diretamente.
Uma espera de quase 20 anos chega ao fim para a população da Zona Leste da cidade.

A Prefeitura de São Paulo deu a largada aos trabalhos para a entrega de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região.

Na rua Tantas Palavras, localizada no Conjunto Habitacional (CDHU) Águia de Haia, em Itaquera, o movimento de operários e engenheiros indica que no local, em poucos meses, uma nova unidade básica de saúde estará de portas abertas.

Além da UBS, no mesmo prédio funcionará também um serviço de Assistência Médica Ambulatorial (AMA).

Mais de 30 mil moradores serão diretamente beneficiados pela nova unidade. Na ala onde funcionará a AMA, os pacientes com problemas e sintomas de saúde mais simples, de menor gravidade, poderão passar por consulta com um médico, sem hora marcada.

Na parte dedicada à UBS, no mesmo prédio, os usuários com problemas crônicos de saúde, como diabetes ou hipertensão, serão monitorados por profissionais. Além da orientação adequada, os usuários poderão fazer exames, inalação, realizar pré-natal, participar de grupos de medicina tradicional e de caminhada, entre outras atividades. Ainda poderão retirar medicamentos, de graça, com a apresentação de receita médica.

A comunidade está ansiosa para a breve abertura da UBS. "Ficamos muito felizes com a notícia. Afinal, é o resultado de uma luta de vários anos. É uma vitória assistir à chegada desse dia", salienta o líder comunitário Carlos José Álvares.

A unidade funcionará em um esqueleto cedido pelo CDHU, em maio de 2005. Será uma reforma de grandes proporções que obrigará à reestruturação do prédio, que passará a contar com vários consultórios e salas de medicação, de sutura, de inalação, de emergência, de coleta de exames e de raios-X. O custo estimado da obra é de R$ 1 milhão.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu à obra selo de prioridade e espera que tudo esteja pronto nos próximos meses. A previsão é de entrega ainda no primeiro semestre de 2008. Junto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que será parceira no funcionamento da unidade, a gestão da saúde já planejou detalhes do atendimento que será oferecido.

Por exemplo, na UBS, os pacientes poderão agendar consultas com três clínicos, três pediatras e três ginecologistas. Já a AMA contará com uma equipe de três clínicos e dois pediatras especializados no atendimento dos casos de urgência de baixa complexidade. "É um avanço para os moradores da região e também para o Governo. Essa unidade prova a importância que a Prefeitura atribui à Saúde", salienta o secretário de Saúde.

A UBS/AMA Águia de Haia dará suporte para outras existentes na região. "É um momento importante para Itaquera. Esta nova unidade desafogará outros serviços, além de ampliar a atenção à saúde dos moradores", relata o coordenador Regional de Saúde Leste.

Atualmente as UBS que realizam a cobertura médica na região de Itaquera são as unidades de: Vila Regina, Vila Ramos, Vila Santana, Vila Nossa Senhora Aparecida, Itaquera, José Bonifácio III, Parada XV de Novembro, Vila Carmosina. Além destas, a região conta com a AMA Vila Carmosina, o CAPS Itaquera e Hospital Municipal de Itaquera como outros serviços na área da saúde.


collections
Galeria de imagens