Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Vale do Anhangabaú se transforma no aniversário da cidade

A Secretaria de Participação e Parceria levará ao Vale do Anhangabaú shows, tendas de recreação, oficinas, teatro, dança, telecentro, praça de alimentação e prestação de serviços. Ações começam às 15h do dia 24 de janeiro e terminam às 20h do dia 25.
A partir das 15h do dia 24 de janeiro o Vale do Anhangabaú se transformará no Vale da Participação e Cidadania.

O evento com cerca de 30 horas de duração contará com 26 artistas a se revezarem no palco, oito grupos de teatro, seis companhias de dança, 15 oficinas de trabalhos manuais, bailes para os idosos e jovens, além de brinquedos infláveis para crianças e atividades recreativas.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Participação e Parceria que levará ainda para o Vale todos os projetos sociais que executa através das suas sete Coordenadorias e três Conselhos Municipais.

Durante mais de 30 horas, o Vale da Participação e Parceria contará com ações que prevêem a inclusão das minorias, a sua visibilidade para a sociedade e a necessidade de diálogo e respeito pelas diferenças. Nesta vertente estão incluídas ações relativas à população negra, à diversidade sexual, às crianças e adolescentes, aos jovens, às mulheres e aos idosos, buscando a integração destas ações e sua inserção na sociedade.

Haverá ainda praça de alimentação, a instalação de um planetário e de um posto do Poupa Tempo, além atendimento jurídico gratuito, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Justiça.

"Será a festa da cidadania, onde traremos para o Vale os parceiros das diversas coordenadorias, numa mostra que representa a cidade de São Paulo, em sua diversidade, valores e cultura", afirma o secretário de Participação e Parceria.

Samba paulista

Beth Carvalho, que já gravou um CD homenageando o samba paulista, também participa das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo.

Ela sobe ao palco às 23h da quinta-feira. Em sua apresentação, Beth reúne os sucessos que há 42 anos embalam sua bem sucedida carreira. Ela apresenta, neste show, um resumo deste tempo de estrada, destacando principalmente composições do CD Beth Carvalho canta o samba de São Paulo e do mais recente, Beth Carvalho canta o samba da Bahia, lançado no final do ano passado.

Um dos pontos altos do espetáculo acontece quando é montado um autêntico botequim no palco e Beth toca seu violão e canta grandes sambas que marcaram época. Entre as participações especiais estão o paulista Quinteto em Branco e Preto, que acompanha Beth há alguns anos, e Diogo Nogueira, com quem ela faz dobradinha na música Deixa a vida me levar, de Sergio Meriti, justamente na virada do aniversário da cidade, depois da queima de fogos.

O fechamento do evento no dia 25 acontecerá com Penha Pinheiro, Lecy Brandão e Almir Guineto. Ainda estarão no palco, na madrugada do dia 25, os Djs Mau Mau, Kl Jav e Andy.

Coordenadorias

Na tenda destinada à Coordenadoria das Mulheres haverá oficinas de embalagem, móbile e fantoches, marmorização e caixas de papel, onde estarão expostos os produtos das oficinas realizadas nos cinco Centros de Cidadania da Mulher, à partir das 10h do dia 25.

Na mesma data, ao meio-dia, acontece um desfile de modas, na tenda principal, com a demonstração do resultado do trabalho realizado em oficinas.

A Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual promoverá uma retrospectiva teatral na Tenda Principal instalada embaixo do Viaduto do Chá, a partir das 20h do dia 24. Serão oito encenações teatrais.

Já a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra desenvolverá os projetos 454 anos de Afrosampa, em parceria com o Círculo de Trabalhadores Cristãos do Embaré, e o Projeto Sidagã, com oito coreografias de dança afro, cada uma dedicada a um eixo diferente.

Haverá também a exposição de cartuns de Maurício Penteado. Na manhã do dia 25, uma roda de capoeira acontece na tenda principal. A coordenadoria também levará para o Vale uma tenda onde promoverá a beleza negra, oficina de pintura em azulejo e o projeto Africanidades, durante todo o dia 25.

Para as crianças, além do Praça Viva, com brinquedos infláveis, que funcionará das 15h às 22h no dia 24 e das 10h às 22h no dia 25, haverá oficinas de circo, pintura de rosto e de contador de histórias que irá enfocar a história de São Paulo, sua formação e seus personagens, no dia 25, promovidas pela Coordenadoria de Convivência e Participação e Empreendedorismo Social.

Também será levado para o Vale o trabalho de algumas entidades que recebem recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Dentre as apresentações agendadas estão a Orquestra de Choro de São Matheus, formada por crianças, e o grupo Bate Lata, de Heliópolis.

Para os jovens, a Coordenadoria da Juventude promoverá um grande agito na tenda central, no dia 25, às 17h, com o som dos DJs Marco e MF, na tenda principal. A Coordenadoria irá levar para o Vale diversos parceiros que oferecem serviços para os jovens, que poderão tirar as suas dúvidas e inscrever-se para a Conferência da Juventude.

A Coordenadoria do Idoso e o Grande Conselho do Idoso farão um grande Baile, no dia 25, a partir das 14h. Também haverá oficinas de trabalhos manuais e de atividade física.

Um Telecentro será instalado no Vale, pela Coordenadoria de Inclusão Digital, para oferecer acesso gratuito à internet durante o evento. O funcionamento do Telecentro será das 15h às 22h do dia 24 e das 10h às 22h, no dia 25.

O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda) fará uma exposição do material de combate às drogas, cigarro e álcool. O conselho contará com uma tenda de enfermagem onde serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão. Também haverá um posto do Poupatempo.


collections
Galeria de imagens