Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008 | Horário: 08:30
Compartilhe:

Refeitório Pena Forte é reformado e ganha quadra de futsal

Além da inauguração da quadra, também será entregue aos usuários a revitalização do refeitório, que passou por uma grande reforma. O Pena Forte serve diariamente 500 refeições. O evento acontece nesta terça-feira (29/01), às 11h.

Atendendo a uma antiga reivindicação das pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) inaugura nesta terça-feira (29/01), às 11h, a quadra de futsal do Refeitório Pena Forte. Os usuários do refeitório mantêm um time de futsal, que já participou das duas edições do Campeonato de Futsal organizadas pela Secretaria.

Também será entregue aos usuários a revitalização do refeitório, que passou por uma grande reforma, como substituição das divisórias de madeira por alvenaria, pintura das paredes, azulejamento, troca do piso e reforma dos quatro banheiros, entre outras pequenas obras. Houve ainda troca das mesas. “A filosofia do refeitório é proporcionar às pessoas de rua um lugar digno para suas refeições, limpo, com higiene e comida de boa qualidade”, ressalta o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. “Esta é a política de assistência social do município: respeito e dignidade”, completa.

A reforma durou dois meses e custou R$ 130 mil, bancados pela Smads, dentro do Projeto de Humanização de melhorias nas instalações dos equipamentos. O Pena Forte funciona há sete anos, desde novembro de 2000. “Já tivemos uma reforma antes, mas bem pequena, só de ajustes. Esta é maior”, conta João Batista da Penha, coordenador do Refeitório.

Conveniado com a Associação Rede Rua,  (100 no café-da-manhã, 300 no almoço e 100 no jantar). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; e aos sábados e domingos, das 8h às 17h. As refeições são gratuitas. Instalado em uma casa de dois pavimentos (térreo e subsolo), o Refeitório Pena Forte fica na rua Pena Forte Mendes, 56, na Bela Vista.

“Nosso objetivo de trazer organizações sociais para dentro do refeitório foi atingido no Pena Forte. Ou seja, em vez de distribuir alimentos nas ruas, eles os servem aqui, dentro do refeitório”, explica Simoni Piragine, coordenadora de Proteção Especial para Adultos, da Smads.


collections
Galeria de imagens