Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito vistoria obras de cinco alças de acesso à rodovia Fernão Dias
Coordenadas pela Subprefeitura de Vila Maria, os serviços vão retirar seis mil caminhões que circulam diariamente em ruas e avenidas de bairros da Zona Norte. A ação é resultado de parceria entre São Paulo e Guarulhos.
O prefeito de São Paulo inspecionou nesta quinta-feira (31/01) obras de construção de cinco novas alças de acesso que farão a ligação da rodovia Fernão Dias ao terminal de cargas da Zona Norte e ao município de Guarulhos. Coordenados pela Subprefeitura da Vila Maria, os serviços irão retirar seis mil caminhões que circulam diariamente em ruas e avenidas de bairros da Zona Norte para acessar o terminal e a rodovia.
Além de reduzir os transtornos causados pelo trânsito de veículos de carga, as obras irão diminuir o barulho e a poluição em vários bairros. O prefeito vistoriou as obras com o subprefeito da Vila Maria, Antonio Perosa, e o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá.
“As obras também trarão benefícios aos proprietários de empresas transportadoras e caminhoneiros, que terão acesso mais fácil e um terminal com plenas condições de funcionamento, compatível com as necessidades”, afirmou o prefeito de São Paulo.
Os trabalhos são resultado de parceria firmada entre as Prefeituras de São Paulo e Guarulhos e o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). A licitação efetuada pela Prefeitura de São Paulo reduziu em cerca de 30% os custos das obras previstos pelo Governo Federal. Os valores caíram de R$ 10,2 milhões para R$ 7,1 milhões.
“Os novos acessos beneficiarão caminhões que trafegam pela marginal Tietê, via Dutra, rodovia Ayrton Senna, Fernão Dias e, no futuro, pelo Rodoanel. Todos chegarão ao terminal de cargas da Fernão Dias com facilidade”, disse o subprefeito de Vila Maria. Cerca de 600 mil moradores serão beneficiados nos dois municípios. Com a entrega das obras, os motoristas percorrerão distâncias menores, ganharão tempo e economizarão combustíveis.
As bases das cinco alças já estão prontas, em fase de acabamento asfáltico, colocação de proteção (gradis) e execução de projeto paisagístico. Os serviços serão concluídos nos próximos meses. As alças farão as seguintes ligações: entre a rodovia Fernão Dias e o terminal de cargas (chegada); entre o terminal de cargas e o viaduto sobre a Fernão Dias, ligando a Guarulhos e à pista da Fernão Dias no sentido Belo Horizonte (saída); da Fernão Dias ao viaduto, em direção a Guarulhos e Belo Horizonte (retorno); da Fernão Dias no sentido de Belo Horizonte ao viaduto, em direção ao terminal de cargas (chegada); e da Fernão Dias no sentido de Belo Horizonte ao município de Guarulhos.
Está em construção a laje sobre a galeria por onde passam fios de alta tensão. No local há cabos de três companhias diferentes de energia (Eletropaulo, Cetep e Bandeirantes), alguns com capacidade para 300 mil volts, responsáveis pelo abastecimento de boa parte de São Paulo e cidades vizinhas.
O projeto pressupõe obras de drenagem de águas pluviais, para evitar a formação de lâminas de água na pista e aumentar a aderência dos pneus ao pavimento. Também foi levado em conta o comportamento de veículos leves e pesados nas curvas, para aumentar a estabilidade.
O pavimento asfáltico foi projetado para aumentar o atrito, aderência e eficiência no momento de frenagem dos veículos. Além disso, o projeto prevê o plantio de duas mil mudas de árvores e 60 mil metros quadrados de áreas verdes, recuperando o meio ambiente da região.
Além de reduzir os transtornos causados pelo trânsito de veículos de carga, as obras irão diminuir o barulho e a poluição em vários bairros. O prefeito vistoriou as obras com o subprefeito da Vila Maria, Antonio Perosa, e o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá.
“As obras também trarão benefícios aos proprietários de empresas transportadoras e caminhoneiros, que terão acesso mais fácil e um terminal com plenas condições de funcionamento, compatível com as necessidades”, afirmou o prefeito de São Paulo.
Os trabalhos são resultado de parceria firmada entre as Prefeituras de São Paulo e Guarulhos e o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). A licitação efetuada pela Prefeitura de São Paulo reduziu em cerca de 30% os custos das obras previstos pelo Governo Federal. Os valores caíram de R$ 10,2 milhões para R$ 7,1 milhões.
“Os novos acessos beneficiarão caminhões que trafegam pela marginal Tietê, via Dutra, rodovia Ayrton Senna, Fernão Dias e, no futuro, pelo Rodoanel. Todos chegarão ao terminal de cargas da Fernão Dias com facilidade”, disse o subprefeito de Vila Maria. Cerca de 600 mil moradores serão beneficiados nos dois municípios. Com a entrega das obras, os motoristas percorrerão distâncias menores, ganharão tempo e economizarão combustíveis.
As bases das cinco alças já estão prontas, em fase de acabamento asfáltico, colocação de proteção (gradis) e execução de projeto paisagístico. Os serviços serão concluídos nos próximos meses. As alças farão as seguintes ligações: entre a rodovia Fernão Dias e o terminal de cargas (chegada); entre o terminal de cargas e o viaduto sobre a Fernão Dias, ligando a Guarulhos e à pista da Fernão Dias no sentido Belo Horizonte (saída); da Fernão Dias ao viaduto, em direção a Guarulhos e Belo Horizonte (retorno); da Fernão Dias no sentido de Belo Horizonte ao viaduto, em direção ao terminal de cargas (chegada); e da Fernão Dias no sentido de Belo Horizonte ao município de Guarulhos.
Está em construção a laje sobre a galeria por onde passam fios de alta tensão. No local há cabos de três companhias diferentes de energia (Eletropaulo, Cetep e Bandeirantes), alguns com capacidade para 300 mil volts, responsáveis pelo abastecimento de boa parte de São Paulo e cidades vizinhas.
O projeto pressupõe obras de drenagem de águas pluviais, para evitar a formação de lâminas de água na pista e aumentar a aderência dos pneus ao pavimento. Também foi levado em conta o comportamento de veículos leves e pesados nas curvas, para aumentar a estabilidade.
O pavimento asfáltico foi projetado para aumentar o atrito, aderência e eficiência no momento de frenagem dos veículos. Além disso, o projeto prevê o plantio de duas mil mudas de árvores e 60 mil metros quadrados de áreas verdes, recuperando o meio ambiente da região.
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