Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008 | Horário: 08:14
Compartilhe:

Sambódromo do Anhembi está pronto para receber foliões

Após dois meses de preparativos e obras o Sambódromo do Anhembi está pronto para receber os mais de 30 mil foliões durante os desfiles do Grupo Especial. A passarela do samba paslistano recebeu a aplicação de uma cobertura anti-derrapante. Os sistemas de som e de iluminação também foram melhorados.

Depois de passar por obras de manutenção e de ampliação das potências de som e iluminação, a passarela do samba paulistano aguarda a entrada da primeira escola de samba a desfilar oficialmente, disputando o título de campeã do Carnaval em 2008.
Após mais de dois meses de preparativos, o Sambódromo do Anhembi está ainda mais bem equipado para receber os mais de 30 mil foliões durante os desfiles do grupo Especial.

A honra de abrir os desfiles das escolas de samba este ano é da Gaviões da Fiel, que no ano passado, após ter sido rebaixada para o grupo de Acesso, voltou ao grupo Especial. A escola inicia a seqüência de desfiles às 22h55 desta sexta-feira.

A Passarela Adoniran Barbosa, por onde o samba paulistano desfila, recebeu aplicação de uma nova cobertura com tinta especial anti-derrapante, a base de quartzo, que garantirá luminosidade adequada à festa.

Este ano a vibração das baterias das escolas de samba será seguramente maior do que em 2007. Isso porque, o sistema de som do sambódromo foi ampliado. Um projeto de sonorização feito especialmente para o local implantou o chamado line array (arranjo em linha), que evita o "vazamento" da transmissão para fora do Sambódromo, garantindo um som mais "limpo" e um consumo de energia menor. A potência sonora total é de 200 mil watts RMS.

Quanto à iluminação, os refletores existentes foram ajustados de maneira que cada um deles foque em um ponto diferente da passarela do samba, impedindo que áreas fiquem escuras durante o espetáculo. A iluminação do Carnaval SP 2008 será realizada por meio de quase 1 milhão de watts, potência suficiente para iluminar três prédios de 15 andares, segundo a Eletropaulo.

Este ano o sambódromo deve receber cerca de 140 mil espectadores durante os cinco dias de folia. Os dias de desfile das escolas do grupo Especial, 1° e 2 de fevereiro, e o desfile das campeãs, na sexta-feira, dia 8, devem atrair 30 mil pessoas por dia.

Já os desfiles do grupo de Acesso, dia 3, e desfiles das escolas e blocos da Uesp, nos dias 04 e 05, devem atrair mais 50 mil espectadores ao todo.

Cerca de 28 mil turistas devem acompanhar os desfiles no sambódromo. A expectativa é de 17% de aumento em relação a 2007.

Em razão do Carnaval começar mais cedo este ano, as escolas de samba da Cidade receberam os repasses de verbas municipais com antecedência, em relação aos anos anteriores. Os valores foram entregues às agremiações do samba em novembro de 2007. O investimento municipal para as entidades carnavalescas (desfiles no sambódromo e nos bairros) foi de R$ 15,5 milhões. Este subsídio atende às 80 agremiações, entre escolas do grupo Especial e de Acesso; escolas e blocos da Uesp, bandas e blocos da Abasp e ABBC.

Novidades no regulamento

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo introduziu novas regras no Regulamento Oficial para os desfiles de 2008.

Serão convocados cinco jurados por quesito, dos quais três serão sorteados momentos antes do desfile. Na apuração, serão descartadas a maior e a menor nota.

Cada escola poderá ter até 90 pontos e os quesitos de desempate serão sorteados na véspera da apuração pelos presidentes das escolas. Caso o empate persista, a menor nota do quesito volta a ser considerada para o desempate.

Outra mudança no critério de julgamento foi a unificação dos quesitos Letra do Samba e Melodia, passando a ser um só: Samba-enredo. Portanto agora são nove quesitos: Comissão de Frente, Evolução, Mestre-Sala e Porta-bandeira, Harmonia, Bateria, Enredo, Fantasia, Alegoria e Samba-enredo.
Continua valendo a regra de rebaixamento para o grupo de Acesso das duas últimas colocadas no grupo Especial, assim como passam para o grupo Especial as duas primeiras colocadas do grupo de Acesso. E as duas últimas colocadas do grupo de Acesso serão rebaixadas para o Grupo 1 da UESP.

As duas melhores classificadas do grupo 1 sobem para o grupo de Acesso da Liga e as duas últimas colocadas serão rebaixadas para o grupo 2 da UESP.

Confira a ordem dos Desfiles do Carnaval 2008 do Grupo Especial e do grupo de acesso.

Sexta-feira – 01/02

21h- Afoxé Iyá Ominibu
22h55- Gaviões da Fiel
Acadêmicos do Tucuruvi
Unidos de Vila Maria
Águia de Ouro
Tom Maior
Rosas de Ouro
Nenê de Vila Matilde

Sábado – 02/02

21h- Afoxé Coroa de Dadá
22h30- Camisa Verde e Branco
Mancha Verde
X-9 Paulistana
Pérola Negra
Vai-Vai
Mocidade Alegre
Império de Casa Verde

Grupo de Acesso

Domingo – 03/02/2008

21h-
Vale Encantado
Prova de Fogo
Dragões da Real
Acad. do Tatuapé
Unidos do Peruche
Leandro de Itaquera
Imperador do Ipiranga
Barroca Zona Sul

Desfiles das Campeãs

Sexta – 08/02/2008

22h-
vice-campeã do Grupo de Acesso
campeã do Grupo de Acesso
 quinta colocada do Grupo Especial
 quarta colocada Grupo Especial
 terceira colocada Grupo Especial
vice-campeã Grupo Especial
 primeira colocada do Grupo Especial - Campeã do Carnaval 2008

Saiba mais sobre o carnaval

Cooperativas vão reciclar lixo gerado durante o Carnaval 2008


collections
Galeria de imagens