Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008 | Horário: 18:25
Compartilhe:

Itaquera mostra realizações da administração

A Subprefeitura de Itaquera apresentou nesta quinta-feira (28/02) as ações desenvolvidas pela administração municipal na região. O prefeito acompanhou a prestação de contas.
Ações desenvolvidas pela administração municipal na região de Itaquera (Zona Leste), foram apresentadas á comunidade nesta quinta-feira (28/02). O prefeito de São Paulo participou do encontro com os moradores da região, realizado na sede do projeto Dom Bosco.

Entre as obras executadas, foram implantadas quatro novas AMAs e outras quatro estão em fase de implantação; eliminadas três escolas de lata e outras 16 salas de lata ou madeirite, substituídas por alvenaria. A região ganhou três novas escolas e outras quatro unidades estão em fase de implantação. Também passou a contar com o novo CEU Azul da Cor do Mar, inaugurado em Itaquera em outubro do ano passado, onde funcionam outras três unidades educacionais.

A área sob gerenciamento da Subprefeitura de Itaquera tem 54,3 quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 500 mil habitantes, nos bairros dos distritos de Itaquera, Cidade Líder, José Bonifácio e Parque do Carmo.

Além das obras executadas em diversos segmentos da administração pública, a subprefeitura está investindo no desenvolvimento da região, com a instalação de equipamentos de serviços. A idéia é transformar Itaquera em importante centro da região metropolitana de São Paulo.

Deverão ser instalados um Fórum regional, uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec), implantada em parceria com o Governo do Estado e a Microsoft, e uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O novo Fórum de Itaquera deverá ser construído pelo Governo do Estado, em terreno da Prefeitura localizado em frente à estação de metrô Corinthians/Itaquera.

"Foi uma reunião de trabalho importante, uma oportunidade para observar mais detalhadamente o que está sendo feito nessa área da cidade. É uma das regiões que está sendo bastante beneficiada pela administração pública em virtude da demanda de sua população. Temos investimentos muito expressivos na saúde, educação, habitação, no combate à poluição e na infra-estrutura, além de incentivos para atrair empreendedores", declarou o prefeito o prefeito.

A região de Itaquera tem importantes investimentos na área da infra-estrutura viária. O complexo viário Jacu-Pêssego, interligando os bairros da Zona Leste ao ABC paulista, vai desafogar o trânsito na região, beneficiando 1 milhão de pessoas.

Já foi concluída e entregue a alça de acesso, com 2,1km, que liga a rodovia Ayrton Senna à avenida Jacu-Pêssego. O complexo Radial Leste interligará a avenida Alcântara Machado (Radial Leste) com a marginal Tietê, por meio do viaduto Arthur Alvim e da avenida Calim Eid.

O prolongamento da avenida Radial Leste tem cerca de 9km. Os principais trechos já entregues foram os seguintes: túnel Jornalista Odon Pereira; construção sob os trilhos da CPTM; alça de acesso do viaduto que liga a nova via ao centro de Itaquera; e pavimentação nos baixos do viaduto da avenida José Pinheiro Borges. Ao complexo estão associadas obras de drenagem e a canalização dos córregos Guaiauna, Verde e Aricanduva.

Na área da Saúde foram ampliadas as ofertas de serviços, com novas unidades e reformas e ampliações dos já existentes. A região contará com oito novas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA), sendo quatro delas já entregues: Guaianases, Vila Carmosina, Hospital Waldomiro de Paula e Parada XV de Novembro. Outras quatro unidades estão programadas para implantação no Conjunto Habitacional Águia de Haia, (AMA Tantas Palavras), na Cohab II (AMA José Bonifácio III), no Parque do Carmo (AMA Jardim Nossa Senhora do Carmo), e em Cidade Líder (AMA Jd. Brasília).

Há ainda 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em processo de reforma e obras de manutenção, além das reformas já concluídas do Ambulatório de Especialidades José Bonifácio e do Hospital Waldomiro de Paula, que teve a capacidade de internação ampliada de seis para 12 leitos, e instalação de quatro leitos de unidade semi-intensiva.

As UBSs em reforma são as seguintes: Dr. Francisco Antônio Cesaroni, Jardim Brasília, Jardim Marília, José Bonifácio III, Parada XV de Novembro, Vila Regina, Gleba do Pêssego, Jd. Helian, Itaquera, Vila Ramos, Vila Santana, Jardim Santa Terezinha, Jardim Copa e Nossa Senhora do Carmo.

Seguindo a prioridade da administração para toda a cidade, a Educação foi incrementada com a inauguração de duas creches, os CEIs Guaianases e Jardim Marabá; e da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Guaianases. Foram reformadas e ampliadas 57 unidades de ensino, e estão em construção quatro novas escolas, a saber: Centro Educacional Infantil (CEI) Itajoibe, CEI São José Operário, Escola Municipal de Ensino Fundamentl (Emef) Jardim Marília e Emef Águas de Março. As escolas de lata substituídas foram: Emef Governador Mario Covas, em José Bonifácio; Emei Cecília Sant'Anna de Souza, em Itaquera; e Emei Monsenhor Luiz Biraghi, no Parque do Carmo.

A área de Atendimento Social contou com a entrega de um novo Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Creca). Estão em fase de implantação dois novos Centros de Referência do Ação Família, em Itaquera e José Bonifácio.

No campo da Habitação foram entregues quase 3,5 mil escrituras; mais de mil novas unidades habitacionais sociais pela CDHU, e estão em fase de construção as obras do conjunto Jardim Marabá, com a previsão de entrega de 120 unidades habitacionais.

A comunidade ganhou quatro novos Telecentros, equipamentos que promovem a inclusão social por meio do acesso à tecnologia de informática. São eles: Telecentro Cidade Líder em Ação, Nosso Sonho, CEU Azul da Cor do Mar e Associação de Moradores do Jardim Vila Nova.

Os investimentos nas áreas de Esporte e Lazer promoveram melhorias nos clubes esportivos e Clubes da Comunidade. Passaram por reformas e manutenção os Clubes da Comunidade de Cidade Lider, Itaquera, Prol Leste, Lá Vai Bola, Araújo, Cel. José Bonifácio e os Centros Educacionais Esportivos Gerdy Gomes e Rumi de Ranieri.

Serviços

A região de Itaquera tinha 41 ruas de terra que foram pavimentadas pela atual administração municipal. Foram recapeadas 25 ruas, construídas oito escadarias e construídos passeios em áreas de difícil acesso, totalizando 6.207 metros quadrados.

Estão em execução outros 4.755 metros quadroados de calçadas com acessibilidade. As intervenções em áreas de risco incluíram a contenção de taludes na favela A E. Carvalho, avenida Gualtar, Jardim Santa Terezinha e rua Frei Julião Romero.

As obras de manutenção e limpeza resultaram na conclusão de 38.500 buracos tapados, instalação de 5.000 novos pontos de luz e no recolhimento de 600 toneladas de materiais na operação cata-bagulho.

A subprefeitura executou também limpezas e desobstrução de córregos, do piscinão Aricanduva, de 35.135 bocas de lobo e 35.000 metros quadrados de galerias, obras de revitalização de três praças e construção de duas novas áreas: a praça da rua Laços de Ouro e a praça Lídio Francisco Alves.

A região deverá ganhar, ainda, o Parque Linear Rio Verde, que será implantado ente a rua Tomazzo Ferrara e rua Castelo do Piauí, ao longo da avenida Itaquera e do córrego afluente do Rio Verde, totalizando mais de 50 mil metros quadrados de área verde.

"São ações importantes executadas e os projetos em andamento ainda mais significativos para a população, pois transformarão a região de Itaquera no centro metropolitano da cidade. Com isso, serão ampliadas as ofertas de serviços e oportunidades, que virão agilizar as necessidades dessa população e ainda desafogar o trânsito em direção à região central A população vai ter mais empregos, mais agilidade e mais qualidade de vida", considerou o subprefeito de Itaquera.


collections
Galeria de imagens