Secretaria Especial de Comunicação
Viaduto Santa Ifigênia receberá iluminação de alta tecnologia
Um dos principais cartões-postais da cidade receberá, ainda este ano, uma iluminação no estilo "art nouveau". Serão iluminados o entorno dos arcos e a borda inferior do gradil. Para a iluminação do gradil, os dispositivos serão colocados em quatro postes existentes, dois de cada lado do viaduto. As luzes terão cor âmbar.
Um dos principais cartões-postais da Cidade de São Paulo, o viaduto Santa Ifigênia receberá, ainda este ano, nova tecnologia em iluminação.
Inaugurado em 1913, o viaduto Santa Ifigênia é considerado um marco na história da capital paulista. O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) vai instalar na estrutura, em estilo "art nouveau", iluminação de destaque utilizando tecnologia de ponta: o LED (Light Emitter Diode). O processo de compra de material e mão-de-obra já foi iniciado. A previsão é que até o fim de junho a obra esteja concluída.
Serão iluminados o entorno dos arcos e a borda inferior do gradil. Para os arcos os LEDs serão posicionados em toda a extensão das vigas; já para a iluminação do gradil, os dispositivos serão colocados em quatro postes existentes, dois de cada lado do viaduto. As luzes serão na cor âmbar para manter a tonalidade da estrutura. O investimento será de R$ 400 mil.
Além do viaduto Santa Ifigênia, o Ilume pretende iluminar com LEDs os Arcos do Jânio, monumentos e edifícios na região central da Cidade. A intenção é dar destaque aos prédios históricos utilizando tecnologia de ponta.
Existem vantagens na aplicação do LED. Por causa de seu tamanho reduzido, da robustez de seu compartimento e da colocação dos equipamentos em locais de difícil acesso, os dispositivos sofrem menos ações de vandalismo.
O consumo de energia é 85% menor em relação ao uso de projetores convencionais e o sistema tem duração de cerca de 65 mil horas, ou seja, 15 anos. Fora isso, o LED é considerado um produto ecológico. Ele não tem em sua composição produtos nocivos ao meio ambiente e, por não emitir luz ultravioleta, não contribui também para o aquecimento global.
A expectativa do Ilume é que o retorno do investimento ocorra em um ano e meio. "O projeto do viaduto Santo Ifigênia é inovador e servirá para enriquecer, ainda mais, o patrimônio cultural de São Paulo, contribuindo para o fomento do turismo", acredita Ulisse Abbud, engenheiro do Ilume responsável pelo projeto.
História do viaduto
Projetado pelo Escritório Micheli e Chiappori, o viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 1913 pelo prefeito Raymundo Duprat. Sua estrutura metálica, em ferro fundido, foi executada na Bélgica.
O viaduto tem 225 metros de extensão e três arcos. As grades do guarda-corpo são de ferro forjado, em estilo art nouveau. A Prefeitura obteve os recursos para a construção na Inglaterra, por meio de um financiamento cuja última parcela foi paga apenas nos anos 70.
Com a construção do viaduto Santa Ifigênia, o largo de mesmo nome transformou-se rapidamente e viu surgir vários edifícios em suas proximidades.
Em 1978, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) recuperou o viaduto Santa Ifigênia, depois de décadas sem manutenção. Seu leito foi transformado em "calçadão", sua estrutura pintada de ocre e realçada por iluminação noturna em estilo antigo, valorizando suas linhas.
Ao lado da Estação da Luz, o Viaduto Santa Ifigênia é um dos remanescentes mais importantes da arquitetura de ferro em São Paulo.
LEDs
O LED é um componente semicondutor, um diodo emissor de luz, com a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores. Ele consegue transformar energia elétrica em luz, de forma diferente das encontradas nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos ou radiação ultravioleta. Quando energizado, emite luz visível.
Inaugurado em 1913, o viaduto Santa Ifigênia é considerado um marco na história da capital paulista. O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) vai instalar na estrutura, em estilo "art nouveau", iluminação de destaque utilizando tecnologia de ponta: o LED (Light Emitter Diode). O processo de compra de material e mão-de-obra já foi iniciado. A previsão é que até o fim de junho a obra esteja concluída.
Serão iluminados o entorno dos arcos e a borda inferior do gradil. Para os arcos os LEDs serão posicionados em toda a extensão das vigas; já para a iluminação do gradil, os dispositivos serão colocados em quatro postes existentes, dois de cada lado do viaduto. As luzes serão na cor âmbar para manter a tonalidade da estrutura. O investimento será de R$ 400 mil.
Além do viaduto Santa Ifigênia, o Ilume pretende iluminar com LEDs os Arcos do Jânio, monumentos e edifícios na região central da Cidade. A intenção é dar destaque aos prédios históricos utilizando tecnologia de ponta.
Existem vantagens na aplicação do LED. Por causa de seu tamanho reduzido, da robustez de seu compartimento e da colocação dos equipamentos em locais de difícil acesso, os dispositivos sofrem menos ações de vandalismo.
O consumo de energia é 85% menor em relação ao uso de projetores convencionais e o sistema tem duração de cerca de 65 mil horas, ou seja, 15 anos. Fora isso, o LED é considerado um produto ecológico. Ele não tem em sua composição produtos nocivos ao meio ambiente e, por não emitir luz ultravioleta, não contribui também para o aquecimento global.
A expectativa do Ilume é que o retorno do investimento ocorra em um ano e meio. "O projeto do viaduto Santo Ifigênia é inovador e servirá para enriquecer, ainda mais, o patrimônio cultural de São Paulo, contribuindo para o fomento do turismo", acredita Ulisse Abbud, engenheiro do Ilume responsável pelo projeto.
História do viaduto
Projetado pelo Escritório Micheli e Chiappori, o viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 1913 pelo prefeito Raymundo Duprat. Sua estrutura metálica, em ferro fundido, foi executada na Bélgica.
O viaduto tem 225 metros de extensão e três arcos. As grades do guarda-corpo são de ferro forjado, em estilo art nouveau. A Prefeitura obteve os recursos para a construção na Inglaterra, por meio de um financiamento cuja última parcela foi paga apenas nos anos 70.
Com a construção do viaduto Santa Ifigênia, o largo de mesmo nome transformou-se rapidamente e viu surgir vários edifícios em suas proximidades.
Em 1978, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) recuperou o viaduto Santa Ifigênia, depois de décadas sem manutenção. Seu leito foi transformado em "calçadão", sua estrutura pintada de ocre e realçada por iluminação noturna em estilo antigo, valorizando suas linhas.
Ao lado da Estação da Luz, o Viaduto Santa Ifigênia é um dos remanescentes mais importantes da arquitetura de ferro em São Paulo.
LEDs
O LED é um componente semicondutor, um diodo emissor de luz, com a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores. Ele consegue transformar energia elétrica em luz, de forma diferente das encontradas nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos ou radiação ultravioleta. Quando energizado, emite luz visível.
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