Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito anuncia R$ 75 milhões para nova linha Freguesia do Ó-São Joaquim do Metrô
A prefeitura anunciou seu segundo investimento seguido no metrô depois de 28 anos. R$ 75 milhões serão aplicados no projeto executivo da sexta linha da cidade, que vai ligar a Freguesia do Ó (Zona Norte) à estação São Joaquim (Centro).
O prefeito de São Paulo anunciou nesta terça-feira (25/03) que a Prefeitura aplicará R$ 75 milhões no projeto executivo da nova linha de Metrô, a número 6, que ligará a Freguesia do Ó (Zona Norte), até a estação São Joaquim, na região central.
"Uma linha do Metrô é um projeto complexo, caro, que demanda tempo. Ficou definido que a Prefeitura investirá R$ 75 milhões e, com isso, o Metrô vai poder iniciar sua sexta linha. É uma grande notícia para a cidade de São Paulo", afirmou o prefeito, durante a inauguração de uma Assistência Médica Ambulatorial.
O aporte foi definido após reunião na última segunda-feira (24/03), entre o prefeito e secretários com o governador José Serra. Na data, o prefeito defendera a expansão das linhas do Metrô dos atuais 61,3 quilômetros para 300 quilômetros.
“O Metrô já tinha aprovado, dentro do Plano de Expansão, essa linha, só que não havia os recursos para isso”, conta o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e presidente do Metrô, José Luiz Portella. “Dentro do convênio de R$ 1 bilhão firmado com a Prefeitura, o prefeito então decidiu utilizar parte destes recursos - R$ 75 milhões - para que nós licitemos o projeto executivo da linha 6”, continuou.
Entre a abertura da licitação, a entrega do projeto, a definição das áreas a serem desapropriadas e o início das obras, será necessário mais de um ano. A previsão é que os trabalhos de construção comecem em 2010, com espectativa de conclusão para 2012. Para a construção, são esperados custos de 2,2 bilhões de reais.
A nova linha do Metrô possuirá 10 estações: Freguesia do Ó; Água Branca (onde integra-se com a CPTM), Turiassu, PUC, Pacaembu, Angélica, Higienópolis/Mackzenie (integração com a futura Linha 4 do metrô), Bixiga, 13 de Maio, e São Joaquim (integração com a Linha 1 - Azul). Com 9,5 quilômetros de extensão, a linha 6 atenderá a Freguesia do Ó, Bairro do Limão, Lapa, Perdizes, Sumaré, Pacaembu e Bela Vista. A demanda prevista é de cerca de 500 mil passageiros por dia.
Este é o segundo aporte de recursos da Prefeitura, que voltou a investir verbas municipais no Metrô, depois de 28 anos. No último dia 13, o prefeito de São Paulo anunciou a aplicação de R$ 200 milhões para ampliar a Linha 5 - Lilás, que serve a região de Santo Amaro (Zona Sul). O dinheiro da Prefeitura será aplicado na construção das estações Campo Belo e Adolfo Pinheiro.
“Hoje temos a Prefeitura e o Governo do Estado dando mais um passo importante na melhoria do transporte público. Estamos realizando várias obras a curto e médio prazo, mas o que realmente realizará uma revolução nos transporte público é mais metrô”, declarou o secretário municipal dos Transportes.
De acordo com o secretário, quando da construção da linha, o sistema de ônibus da região será reestruturado, com novas linhas a partir do metrô. O secretário previu ainda novos repasses mês que vem.
"Uma linha do Metrô é um projeto complexo, caro, que demanda tempo. Ficou definido que a Prefeitura investirá R$ 75 milhões e, com isso, o Metrô vai poder iniciar sua sexta linha. É uma grande notícia para a cidade de São Paulo", afirmou o prefeito, durante a inauguração de uma Assistência Médica Ambulatorial.
O aporte foi definido após reunião na última segunda-feira (24/03), entre o prefeito e secretários com o governador José Serra. Na data, o prefeito defendera a expansão das linhas do Metrô dos atuais 61,3 quilômetros para 300 quilômetros.
“O Metrô já tinha aprovado, dentro do Plano de Expansão, essa linha, só que não havia os recursos para isso”, conta o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e presidente do Metrô, José Luiz Portella. “Dentro do convênio de R$ 1 bilhão firmado com a Prefeitura, o prefeito então decidiu utilizar parte destes recursos - R$ 75 milhões - para que nós licitemos o projeto executivo da linha 6”, continuou.
Entre a abertura da licitação, a entrega do projeto, a definição das áreas a serem desapropriadas e o início das obras, será necessário mais de um ano. A previsão é que os trabalhos de construção comecem em 2010, com espectativa de conclusão para 2012. Para a construção, são esperados custos de 2,2 bilhões de reais.
A nova linha do Metrô possuirá 10 estações: Freguesia do Ó; Água Branca (onde integra-se com a CPTM), Turiassu, PUC, Pacaembu, Angélica, Higienópolis/Mackzenie (integração com a futura Linha 4 do metrô), Bixiga, 13 de Maio, e São Joaquim (integração com a Linha 1 - Azul). Com 9,5 quilômetros de extensão, a linha 6 atenderá a Freguesia do Ó, Bairro do Limão, Lapa, Perdizes, Sumaré, Pacaembu e Bela Vista. A demanda prevista é de cerca de 500 mil passageiros por dia.
Este é o segundo aporte de recursos da Prefeitura, que voltou a investir verbas municipais no Metrô, depois de 28 anos. No último dia 13, o prefeito de São Paulo anunciou a aplicação de R$ 200 milhões para ampliar a Linha 5 - Lilás, que serve a região de Santo Amaro (Zona Sul). O dinheiro da Prefeitura será aplicado na construção das estações Campo Belo e Adolfo Pinheiro.
“Hoje temos a Prefeitura e o Governo do Estado dando mais um passo importante na melhoria do transporte público. Estamos realizando várias obras a curto e médio prazo, mas o que realmente realizará uma revolução nos transporte público é mais metrô”, declarou o secretário municipal dos Transportes.
De acordo com o secretário, quando da construção da linha, o sistema de ônibus da região será reestruturado, com novas linhas a partir do metrô. O secretário previu ainda novos repasses mês que vem.
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