Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 26 de Março de 2008 | Horário: 15:59
Compartilhe:

Prefeito vistoria início de obras de adequação viária na região central

As mudanças nas avenidas Ipiranga e Consolação prevêem a implantação de faixa exclusiva para ônibus, com pista de ultrapassagem e parada coberta. O prefeito visotirou o início das obras nesta quarta-feira (26/03).
O prefeito de São Paulo inspecionou nesta quarta-feira (26/03) o início de obras de adequação viária em trecho de aproximadamente 100 metros da avenida Ipiranga, até a confluência com a rua da Consolação (Centro).

As mudanças prevêem a implantação de faixa exclusiva para ônibus na via esquerda da Ipiranga, a partir da rua Epitácio Pessoa. As obras incluem a criação de duas faixas para ônibus, sendo uma destinada às ultrapassagens e à circulação, mais construção de calçada, cobertura para pedestres em ponto de parada de coletivos, faixa de travessia e colocação de semáforos.

A adequação do trânsito vai evitar o entrelaçamento dos ônibus que seguem entre os veículos da faixa direita da Ipiranga para a esquerda, a fim de acessar a faixa exclusiva da Consolação. Nesse trecho da Ipiranga circulam cerca de 240 coletivos por hora nos picos. Na Consolação, são cerca de 4 mil veículos por hora. Estima-se que as obras beneficiem 300 mil pessoas diariamente.

As obras devem ficar prontas em 45 dias. Para abrir o acesso aos ônibus à faixa exclusiva na Ipiranga está sendo retirada parte do canteiro central de 10 metros em frente ao antigo hotel Hilton. Do canteiro será feita a remoção de uma árvore, que será replantada em outro trecho do canteiro central.

No local utilizado apenas como bolsão de estacionamento serão feitas duas faixas de rolamento, construídas em concreto, uma com 3,5 metros e outra destinada às ultrapassagens.

Haverá uma parada de coletivos. Ao longo do trecho serão construídas calçadas com cobertura, sinalizada faixa de pedestres e semáforos para travessia.

"É importante que todos tenham consciência de que o trânsito é um problema sério na cidade, e devemos ter ações globais para a sua solução. Nós vamos fazer pequenas intervenções que deverão ter impacto num curto prazo", afirmou o prefeito. O prefeito de São Paulo destacou a importância da sincronização geral dos semáforos para facilitar o fluxo e diminuir o tempo de paradas nos cruzamentos, além da criação dos corredores exclusivos de ônibus, como os na avenida M'Boi Mirim e na rua Clélia.

O prefeito defendeu investimentos no Metrô para solucionar o problema do trânsito, e defendeu que a cidade assuma o compromisso permanente de aplicar recursos na ampliação da malha metroviária. A atual administração municipal vai investir R$ um bilhão na construção de linhas de Metrô.

Medidas adotadas para reduzir os congestionamentos já começam a surtir efeito. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), houve redução do tempo de percurso nas vias monitoradas.

Na última segunda-feira (24/03), às 9h, foram registrados 136 km de lentidão; terça-feira (25/03), no mesmo horário, foram 124 km; e nesta quarta-feira (26), 104 km.

Já no horário das 9h30, nos mesmos dias, foram registrados 132 km de congestionamentos na segunda e na terça-feira, e 84 km na quarta-feira. A sincronização dos semáforos, aliada a outras medidas, deverá reduzir em 20% as paradas em cruzamentos.


collections
Galeria de imagens